Alimentos para o verão: confira receitas saudáveis para a estação

No verão, é comum que o apetite mude e que exista uma preferência por alimentos mais refrescantes e leves. A nutricionista e Conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-8), Letícia Mazepa, afirma que frutas da estação, legumes, hortaliças, cereais integrais e proteínas magras são ótimas opções de alimentos para o verão.

Foto: Freepik

A profissional explica que é importante manter uma alimentação saudável e leve, rica em frutas, saladas, cereais integrais e carnes magras, como peixes, peito de frango e cortes bovinos magros.

Letícia lembra que esse é um período em que a atenção para a hidratação deve ser redobrada, especialmente porque as altas temperaturas aumentam as perdas de líquido pelo suor. “Não espere ter sede para beber água, tenha sempre uma garrafinha com água por perto”, aconselha.

Durante o verão, ingerir apenas líquidos pode substituir uma refeição?

A resposta é: não. Ingerir apenas líquidos não garante que o corpo receberá a quantidade e variedade de nutrientes que precisa. Além disso, a ação pode causar deficiências nutricionais.

“Vale lembrar que o calor normalmente ajuda a reduzir o apetite e isso pode ser um problema para pessoas que comumente já tem um consumo alimentar reduzido, como idosos”, alerta Letícia.

Receitas para o verão

No verão é tempo de aproveitar os alimentos refrescantes e adicionar ingredientes ou formas de preparo que possam deixá-los ainda mais saborosos e saudáveis. Confira algumas receitas e dicas da nutricionista:

Salada de Frutas

01 – Escolha frutas refrescantes, como abacaxi, melancia, melão, laranja, ameixa, manga e uva;

02 – Após fazer a seleção, corte as frutas;

03 – Misture os ingredientes;

04 – Uma dica da nutricionista é acrescentar sementes de chia, linhaça ou aveia em flocos, o que ajuda a enriquecer o conteúdo de fibras.

Uvas congeladas

Letícia cita que uma boa opção de lanche ou sobremesa são uvas congeladas, especialmente as variedades sem sementes. Para preparar o prato, basta selecionar as uvas, lavar e colocar no congelador.

Açaí

Outra opção interessante para o verão é o açaí congelado. A nutricionista explica que o fruto nativo é rico em antocianinas, que são excelentes para a saúde. “Fique atento a composição do açaí e escolha os integrais, sem açúcar de glucose, xarope de milho e outras formas de açúcar”, aconselha.

Receita com açaí

01 – Compre a polpa integral do açaí;

02 – Coloque no liquidificador;

03 – Acrescente uma banana bem madura congelada;

04 – Bata todos os ingredientes.

A banana será responsável por adoçar a polpa de forma natural.

Salada

Uma opção de alimento salgado que combina com o verão é a salada. Mas atenção: evite molhos gordurosos de acompanhamento.

Preparar o prato é bem fácil. Basta selecionar as folhas e escolher um item para temperar. A dica da nutricionista é adicionar azeite extra virgem, vinagre ou limão. Segundo ela, molhos a base de iogurte natural também são ótimas opções para deixar o prato leve.

Molho de iogurte natural para salada

  • 1 pote de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 dentes de alho amassados

Em um recipiente misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Depois, despeje o molho por cima da salada.

Água saborizada

Os líquidos, principalmente a água, são essenciais durante o verão. Quem não gosta de tomar água pode acrescentar alguns ingredientes para deixar o item mais saboroso.

Outras opções de bebidas para refrescar são água de coco e sucos naturais de frutas.

Receita de água saborizada

01 – Coloque a água em um recipiente;

02 – Escolha um item para acrescentar, como: rodelas de laranja, limão siciliano, abacaxi, morango, pepino, uvas, folhas de hortelã, ramos de alecrim e especiarias, como a canela em rama

03 – Os ingredientes podem ser combinados conforme sua preferência;

04 – Adicione gelo e beba.

Picolés e gelatinas

Letícia lembra que polpas de frutas podem ser usadas para o preparo de picolés e gelatina. Segundo a profissional, esse é um prato que toda a família aproveita e que é possível fazer sem conservantes e aditivos industriais.

Picolé de abacaxi

Ingredientes

  • 1 polpa de abacaxi
  • 1 xícara de água
  • 10 folhas de hortelã
  • Gengibre a gosto

Para preparar, bata a polpa, água e gengibre. Acrescente as folhas de hortelã e derrame a mistura em forminhas de picolé. Coloque no congelador e espere gelar. A receita também pode ser feita com outras frutas.

Gelatina de maracujá

Ingredientes

  • 3 xícaras de polpa com sementes ou 9 maracujás
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 envelope de gelatina incolor em pó branca, sem sabor
  • Modo de preparo

Passe a polpa do maracujá pela peneira e depois acrescente 1 1/2 xícara de água.

Coloque a gelatina no restante da água que sobrou e deixe hidratar por alguns minutos. Depois, leve ao banho-maria para dissolver bem.

Misture a gelatina e o maracujá. Coloque em uma forma de 17 cm de diâmetro e leve para a geladeira. Após gelar, desenforme e sirva.

Quais alimentos devem ser consumidos com moderação no verão?

“Alimentos ricos em gordura dificultam o processo de digestão, além do excesso ter várias implicações negativas para a saúde. Deve-se evitar cortes gordos de carnes, molhos com excesso de gordura para acompanhamento de massas ou saladas”, diz a nutricionista.

Letícia também aconselha a evitar o excesso de açúcar. “A alta temperatura é convidativa para sorvetes e picolés e as escolhas, geralmente, são os ultraprocessados”, afirma.

As bebidas alcoólicas também precisam de atenção. Além de terem muitas calorias, elas intensificam a desidratação. Por isso, consuma com moderação.

Pontos
turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis! Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná! Conheça!

O maior grupo de comunicação do Paraná.

O melhor do SBT em 5 emissoras de TV.

70 emissoras de rádio em todo o Brasil.

A notícia em movimento.

19.5ºC

Curitiba...