Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

Cuidados com crianças e bebês na praia

Na época mais quente do ano, quem adora curtir uma praia são as crianças. Em clima de férias, a diversão deles é comer um picolé sentado na areia, esperando para ir ao mar. 

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Falando em diversão, com eles o dia de praia começa cedo, a excitação de passar o dia na beira do mar deixa todos motivados a acordar cedo e cheios de energia para ficar lá, seja jogando bola, frescobol ou pegando ondas no mar. 

Para as crianças e os bebês, os cuidados não são diferentes, e pior, são até redobrados. É necessário tomar alguns cuidados a mais com eles:

Cuidados com crianças e bebês na praia

Hidratação é fundamental

As crianças dispõem de muita energia, estão sempre correndo e brincando, sendo assim param pouquíssimas vezes para tomar água.

Então, não espere que sua criança pare ou venha até você para comer e beber água. Sempre que possível, ou melhor, de 40 em 40 minutos, faça ela parar o que está fazendo e se hidratar.

O indicado é que sua criança ingira 1,5 de água por dia, e os bebês em média 800 ml.

Protetor solar o tempo todo

Com muita exposição ao sol, é preciso cuidado com a pele. O protetor solar deve ser passado nas crianças a cada 2 horas e 30 minutos antes da exposição ao sol.

Se a criança ou o bebê entrarem na água mais frequentemente ao longo do dia, deve-se repor o protetor mais vezes e esperar secar bem na pele. A falta de cuidados pode causar insolação e problemas mais graves, principalmente em crianças, por serem mais frágeis. 

Um item essencial para levar na beira para eles é o guarda-sol, assim podem brincar mais confortáveis e seguros na sombra. 

Alimentação saudável para as crianças

No calor evite dar muitas guloseimas, refrigerantes e frituras para as criança. É muito comum querer lanches práticos e rápidos, mas com o verão os problemas de intoxicação alimentar aumentam muito.

Então, prefira sanduíches naturais, sem industrializados que azedam ao calor, frutinhas da estação picadas, bolinhos feitos em casa, sucos naturais, alimentos leves e muita água.

Respeite também o horário de almoço das crianças: nesses dias de férias não se pode deixar de lado fontes de proteínas e fibras, assim como as verduras e carboidratos.

Um bom jeito de conservar as comidinhas que precisam ficar mais frias é levá-las em lancheiras e bolsas térmicas.

Cuidado com as boias

Alguns tipos de boia não são indicadas, principalmente aquelas em que as crianças ficam dentro, pois a probabilidade de virar é maior.

As mais adequadas são as em coletes e algumas de bracinho, mas nem todos os modelos são os ideais. Então faça uma boa pesquisa no mercado antes, e nunca fique sem supervisionar as crianças na água. 

Faça barulho

Infelizmente, uma coisa comum é perder as crianças de vista. Por isso, é importante estar sempre atento em qual lugar ela está brincando e confirmar sempre que possível, principalmente se ela foi brincar com outras crianças. 

Se acontecer de você se perder da sua criança, faça barulho! Quando as crianças já são um pouco mais velhas, é mais fácil fazer um combinado com elas: caso elas não te encontrem, batam palmas ou façam algum tipo de assobio. 

Já para os menores, combinados são um pouco mais difíceis, e uma estratégia que está sendo muito usada pelos adultos é bater palmas em grupo quando uma criança é encontrada sozinha, para sinalizar e ajudar os pais, além de colocarem a criança nos ombros ajudando a achá-la.

Siga nosso Instagram

Poste seus registros
e nos marque!
@maisveraogrupomassa

Pontos turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis.
Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná.