Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

Cuidados na prática de exercícios físicos no verão

A nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar, por isso é muito importante nos mantermos praticando exercícios físicos independentemente da estação. Mas no verão devemos redobrar a atenção a alguns fatores que podem ser prejudiciais. 

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Afinal, as altas temperaturas do verão podem fazer muito mal para qualquer um, tanto ao ar livre como em academias fechadas. Entre os principais problemas que o calor pode trazer ao praticar exercícios estão desidratação, fadiga, alteração da pressão arterial, tonturas e insolação. 

Mas se parar com o exercício físico não é a solução, vamos dar uma olhada em como nos mantermos bem? 

4 cuidados na prática de exercícios no verão

Evite os horários mais quentes

No verão, os horários entre 10h e 16h são considerados os mais quentes, e os que mais devem ser evitados para práticas ao ar livre, ou até mesmo estar fechado em um lugar com pouca ventilação.

Entre estes horários, a radiação UVB que provoca queimaduras é muito mais alta, então evite sempre que puder. 

Proteção solar

Independentemente do horário que você for sair, o uso do protetor solar é imprescindível e deve ser usado em todas as partes do seu corpo que serão expostas.

A melhor maneira de se proteger é usar o protetor 30 minutos antes de sair de casa, pois assim ele já estará bem fixado e garantirá que você já está protegido, além de não sair com o suor.

Além do protetor na pele, é uma ótima opção usar roupas que tenham proteção contra UVB, e bonés e chapéus que cubram bem sua cabeça para evitar esse contato direto. 

Hidratação intensa

Com essas altas temperaturas, devemos ter como obrigação levar uma garrafa de água conosco em qualquer lugar que vamos.  Entre os produtos mais recomendados são os térmicos que mantêm a temperatura da água. 

Visto que no verão quanto mais perdemos líquido, mais devemos repor, beber bastante água antes ou durante a prática de exercícios evita tonturas e fadigas, além de outros problemas.

Esteja sempre bebendo água, e antes ou após sair de casa consuma alimentos ricos em líquidos, isso ajudará a manter a boa forma e disposição para os treinos. 

Não exagere nos treinos 

É comum vermos as pessoas pegando pesado no verão para alcançarem metas e objetivos traçados envolvendo seu físico, mas não é bom submeter seu corpo a condições extremas, ainda mais no calor.

Fazer muita força em dias muito quentes são as principais causas de desmaio. Por isso, faça treinos equilibrados, respeite seus limites e tenha um bom acompanhamento.

Não exagere para que não haja danos mais fortes ao seu corpo, como lesões e traumas. Não é possível recuperarmos no verão todos os meses que não treinamos antes, por isso, seja responsável e cuide bem de você.

Siga nosso Instagram

Poste seus registros
e nos marque!
@maisveraogrupomassa

Pontos turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis.
Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná.