5 dicas para se alimentar bem no verão 

O verão traz aquela vontade de comida “fácil” né? Ficamos mais preguiçosos para cozinhar e acabamos optando por um sanduíche, uma paradinha para lanches rápidos fora de casa e enlatados e industrializados aos montes. Mas, saiba que ao consumir estes alimentos no verão, sem o equilíbrio certo, pode trazer malefícios à saúde.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

A melhor maneira de se manter saudável no verão é a ingestão de muita verduras, frutas e água. 

Vamos dar uma olhada nas dicas de alimentação que separamos para você?

Coma Mais Leve

Diminua as porções, coma com mais equilíbrio, e alimentos que sejam de fácil ingestão. Consuma de 3 a 4 porções de frutas por dia e, de preferência, às frutas e verduras da estação, isso ajudará a manter seu corpo com os nutrientes e vitaminas necessários para sua saúde no verão. Evite comer demais e coisas muito ‘pesadas’.

Prefira Sobremesas Naturais

É inevitável não gostar de um docinho, principalmente um bom sorvete agora no verão. Mas devemos ter cuidado aos excessos, visto que picolés e sorvetes possuem muitas gorduras e nada de benefícios. Por isso, uma boa escolha é fazer seu próprio sorvete, utilizar as frutas da estação congeladas, e bater no liquidificador. Bem simples, né? Ah, lembrando que precisa ser um liquidificador potente, e disso a Loja da Massaentende, ela tem os melhores, lá na sua categoria de eletroportáteis.

Faça a Sua Comida

Eu sei que nesse calor é difícil ficar na frente do fogão todo dia, e assim acabamos por escolher comidas rápidas ou congeladas. Mas esse tipo de alimentação está longe de ser a que precisamos para nos mantermos bem no calor, onde perdemos muita água ao transpirar. Por isso, evite comidas compradas, ou industrializadas, você não sabe que tipo de armazenamento foi feito.

Prefira sempre cozinhar sua comida com alimentos frescos e lavados em água corrente. Uma boa dica é tirar um dia para fazer as marmitas da semana, e deixá-las congeladas, assim você não precisará cozinhar todo dia, mas sempre comerá bem. 

Evite o álcool

Com as altas temperaturas a sede aumenta, e a vontade de uma cerveja gelada também. Quem não entende a sensação de prazer ao beber uma cerveja bem gelada em um dia quente? É, pois é! É inegável que tem dias que é ótimo fazer isso.

Porém, é importante se manter equilibrado na ingestão de bebidas alcoólicas no verão, isso porque a mesma causa desidratação, em consequência do etanol. Quanto mais você ingere álcool, mais desidratado você fica. Além de outros malefícios, como a perda de eletrólitos (sódio e potássio) causando mais sonolência e sensação de exaustão. Então, consuma pouco álcool e sempre equilibre com água. 

Hidrate-se

A coisa que mais se fala por aí, é para se manter hidratado, mas mesmo que seja  comum,  ainda há pessoas que não fazem essa tarefinha. Durante o verão é imprescindível o consumo de água em maneira abundante. 

E além da necessidade de beber muita água todos os dias, também é importante o consumo de alimentos ricos em água, que auxiliam na sua hidratação. Alguns alimentos possuem mais de 80% de água, são eles, a melancia, abacaxi, laranja, abobrinha, e muito mais. 

Vale a pena manter-se consumindo estas frutas e verduras no verão para ter uma vida saudável. Cuide da sua saúde. Cuide de você! 

Pontos
turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis! Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná! Conheça!

O maior grupo de comunicação do Paraná.

O melhor do SBT em 5 emissoras de TV.

70 emissoras de rádio em todo o Brasil.

A notícia em movimento.

19.6ºC

Curitiba...