Ilha do Mel tem cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência

Para facilitar a visita de pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção à Ilha do Mel e tornar a estadia delas mais agradável, o Governo do Paraná disponibiliza cadeiras anfíbias que podem ser utilizadas para deslocamento por terra e banhos de mar. Os equipamentos são fornecidos pelo Instituto Água e Terra (IAT) e estão disponíveis aos interessados durante o ano inteiro, mediante reserva.

Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Há quatro cadeiras disponíveis, sendo duas na Praia de Encantadas e duas em Nova Brasília. As reservas podem ser feitas através do WhatsApp do escritório regional do IAT no Litoral, no número (41) 99554-0313. Segundo o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, o agendamento é necessário para que as famílias não tenham nenhum tipo de imprevisto durante a viagem.

“Todo o deslocamento na Ilha do Mel é feito por trilhas e as cadeiras anfíbias vieram para permitir que as pessoas com dificuldade de locomoção possam conhecer esse atrativo natural, mas é frustrante pegar o barco, chegar até lá e não ter a cadeira disponível”, explicou.

Os equipamentos foram adquiridos pelo IAT na temporada passada e, neste verão, já foram utilizados por 24 pessoas na Ilha. Os equipamentos estão disponíveis gratuitamente a todos os cidadãos enquadrados pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Cadeiras anfíbias no Litoral do Paraná

O Estado tem uma ação similar nas praias do Litoral. As cadeiras do projeto Praia Acessível estão presentes em seis pontos de acessos distribuídos nos municípios de Matinhos (2 locais), Guaratuba (1 local) e Pontal do Paraná (3 locais).

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Pontos
turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis! Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná! Conheça!

O maior grupo de comunicação do Paraná.

O melhor do SBT em 5 emissoras de TV.

70 emissoras de rádio em todo o Brasil.

A notícia em movimento.

21ºC

Curitiba...