O verão é a estação do ano mais aguardada por muita gente. Muitas pessoas esperam o ano todo para poder tirar o biquíni, o maiô e a sunga da gaveta, para curtir um solzinho e pegar aquele bronze. Mas, as vezes, acontece de nem tudo sair como o planejado. Se expor ao sol em excesso e não reaplicar o protetor solar durante o dia, além de não se hidratar direito, podem apenas uma das várias causam que levam a insolação.
O que é insolação?
A insolação é a desregulação da temperatura corporal, causada pela exposição excessiva ao sol, combinada geralmente, com outros sintomas, como tontura, nauseas, aceleração dos batimentos cardíacos, desmaios, confusão mental, dentre outros. Pessoas de qualquer idade podem passar por esse problema, mas a gravidade maior está em idosos e em crianças, que costumam ter uma saúde mais sensível. Quando a temperatura corporal aumenta em excesso e de maneira súbita, o organismo para de funcionar da forma correta e o indivíduo pode apresentar falhas no sistema de resfriamento do corpo, proporcionado pela transpiração. A insolação pode acontecer por conta de períodos prolongados em locais quentes e secos, como a praia, sem as devidas proteções, como protetor solar e chapéu, além do uso excessivo de roupas, da falta de hidratação adequada e da prática incorreta de exercícios físicos em situações extremas, como quando a umidade do ar está muito baixa.
O que fazer quando se tem insolação?
Dependendo da gravidade do caso, a melhor recomendação para quem esteja com insolação é a de que procure um hospital, para o diagnóstico e tratamento adequados.
O tratamento da insolação pode ser feito ainda com hidratação intravenosa e com o uso de técnicas que visam diminuir ao máximo sua temperatura corporal.
Vale lembrar que a insolação pode ter sérias complicações, por isso seu tratamento é essencial para que o paciente não sofra nenhuma sequela ou consequência. Se o caso for mais leve, há a possibilidade de conduzir a pessoa até um ambiente fresco, retirar as roupas mais pesadas, borrifar água sobre a pele e fazer o uso de compressas frias, principalmente na testa, em baixo dos braços e na virilha. Também é uma boa solução que a pessoa possa tomar um banho frio e se hidratar bastante.
Formas de prevenção
Existem diversas formas de se prevenir a insolação. De acordo com os médicos, a principal recomendação é não se expor diretamente ao sol entre às 09h da manhã e às 16h, quando o índice de radiação solar está mais alto. Caso seja extremamente necessária essa exposição ao sol, a pessoa deve procurar estar bem protegida. O uso de bonés, chapéus ou algum tipo de pano que possa proteger a cabeça é altamente recomendado. Outra dica importante é uso de protetor solar. A recomendação é para que ele seja aplicado em todo o corpo e reaplicado caso haja suor excessivo ou contato com a água do mar ou piscina. Mais uma dia importante é se manter sempre hidratado, com água, chás gelados ou suco natural. Procurar não ficar muito tempo em ambientes muito abafados e de muito calor, é outra recomendação importante.
Seguindo essas dicas você poderá aproveitar o verão, de uma maneira muito mais agradável, tranquila e acima de tudo, com saúde.