Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

O que fazer no litoral do Paraná? Confira dicas de atividades turísticas

Durante a temporada de verão é comum encontrar praias lotadas de veranistas que querem aproveitar o sol durante as férias. Mas além de curtir o mar, o que fazer no litoral do Paraná?

Foto: Mario José Natalino | Prefeitura de Guaratuba

Quem está planejando passar pelas praias paranaenses pode estar se fazendo essa pergunta, não é verdade?

O Paraná conta com 125 praias e balneários com areias brancas e águas limpas. Também existem mais de 50 ilhas, que são paraísos com a natureza preservada.

Confira algumas dicas de passeios para explorar e garantir a diversão durante a estadia no litoral do Paraná:

Aventuras no Litoral do Paraná

Os veranistas que gostam de aventuras podem conhecer a natureza do litoral enquanto praticam atividades com adrenalina.

Ciclopasseios nas praias

Quem gosta de praticar atividades físicas pode aproveitar as belas paisagens do litoral para fazer passeios de bike. Com uma configuração geográfica de larga planície, as praias são ideais tanto para quem está começando como para quem já tem experiência em pedalar.

Nos ciclopasseios você pode ir por caminhos que ligam as cidades litorâneas. Além disso, é possível conhecer as comunidades tradicionais e sítios arqueológicos.

Rafting em Antonina

Uma boa opção para os aventureiros é Antonina. Na cidade é possível pedalar em meio à Mata Atlântica, fazer rafting e canoagem.

Também é possível praticar montanhismo no Vale do Gigante, como no Pico do Paraná, a montanha mais alta do Sul do Brasil.

Estrada Ecológica em Pontal do Paraná

Em Pontal do Paraná, os veranistas podem conhecer a Estrada Ecológica do Guaraguaçu, que é palco para a Caminhada Internacional na Natureza.

Os turistas podem andar em meio a cenários naturais, além de navegar pelo rio até a sua foz e presenciar o maior sambaqui do litoral paranaense.

Turismo cultural no Litoral do Paraná

Para quem quer viajar e também conhecer um pouco mais da história, o turismo cultural é uma ótima opção. Considerado o berço da colonização do estado, no Litoral do Paraná estão cidades históricas.

Porto e museus em Paranaguá

Em Paranaguá, é possível conhecer um dos maiores portos do Brasil e a Estação Ferroviária, onde fica o Marco Zero da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Além deles, também dá para visitar o Centro Histórico e o Museu de Arqueologia.

Farol na Ilha do Mel

Além da beleza natural, a Ilha do Mel é rica em atrativos culturais. Os turistas podem conhecer a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.

E não deixe de conferir o fandango, dança típica litorânea muito comum em Guaraqueçaba e na Ilha dos Valadares, localizada em Paranaguá.

Passeios com água no Litoral do Paraná

E quem gosta de água pode aproveitar para navegar em opções de passeio nos rios ou no mar. Aproveite as águas das ilhas, baías e rios.

Em Morretes, o veranista pode desfrutar de um belo passeio de gôndola pelo rio Nhundiaquara.

Também há opções de passeio na Baía de Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Paranaguá.

Turismo na natureza do Litoral do Paraná

O Litoral do Paraná conta com as belezas da Grande Reserva Mata Atlântica.

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que abrange Matinhos e outros três municípios, foi criado para proteger a flora e fauna da região. No local, são encontrados animais em risco de extinção, vegetação bem preservada, rios, cachoeiras e paredões.

Outra opção é o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes. O local é a maior unidade de conservação do estado aberta ao público.

Em Guaraqueçaba, confira a natureza no Parque Nacional do Superagui, rico em biodiversidade, e na Reserva Salto Morato, que tem como maior atrativo uma cachoeira de cerca de 100 metros.

Outros destinos imperdíveis são o Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos; a Floresta Estadual do Palmito, em Paranaguá; e a Ilha do Mel, destaque dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Com informações do Viaje Paraná

Siga nosso Instagram

Poste seus registros
e nos marque!
@maisveraogrupomassa

Pontos turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis.
Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná.