Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Conheça algumas Ceias de Natal pelo mundo e escolha a sua

- Conheça algumas Ceias de Natal pelo mundo e escolha a sua

É quase Natal, com isso, precisamos pensar nos preparativos que envolvem a data: decoração, roupa, presentes, comida e bebida.

Vai jantar em algum restaurante ou vai preparar tudo em casa? Tem ainda a opção de dividir com outras pessoas e levar ‘um prato’ para completar a ceia da família?

Bom, independente do seu gosto ou do que vai fazer ou comer, quando se pensa no Natal do Brasil, logo vem à mente opções como: peru, chester, tender, fios de ovos, farofa, panettone, rabanada - comum em algumas regiões do país,nozes, castanha, damasco e outras frutas secas, como a famosa uva passa, amada por uns e odiada por muitos outros.

Mas, caso você queira surpreender e provar algo diferente, fazendo uma ceia típica de outro país, vamos te ajudar e sugerir dando algumas ideias, mostrando um pouco da ceia de Natal de outros países, como:

PORTUGAL
Tendo grande influência na ceia brasileira, o bacalhau com batatas é o prato principal, tendo rabadas, bolo de reis e peru acompanhando.

FRANÇA
Com uma ceia rica e sofisticada, servem: lagosta, ostra, escargot,peru com castanhas, fígado de ganso (foiegras), salmão defumado, uma enorme variedade de queijos (camembert, gruyere, ementhal, brie), regados a champanhe, espumantes e vinhos. E para sobremesa, o bolo de natal, chamado de BûcheNöel, que é um rocambole tradicionalmente recheado com creme de castanhas e coberto com marzipan.

ITÁLIA
Uma verdadeira festa, acompanhada de sete pratos: um anti-pasto (entrada), uma massa, um peixe, duas saladas e dois pudins. E para completar: queijo, frutas, chocolate, panettone e um conhaque para ajudar a digestão. Alguns ainda comem lentilha, tudo isso acompanhado de um bom vinho.

ESPANHA
O peru reina nas mesas, com a diferença que vem com um saboroso recheio de trufas. Não esquecendo das:amêndoas,marzipan e muito torrone. Peixe assado com limão, cebola, azeite e farinha de rosca, completando o prato principal.

ARGENTINA
Como prato típico, comem carne de vitela fatiada coberta com um molho marcante de atum, finalizado com alcaparras, além de pernil, empanadas, peru e o famoso alfajor de sobremesa.

MÉXICO

Prato típico do natal: pimentão recheado com carne, servido como entrada, coberto por um molho branco suave e finalizado com sementes de romã. Come-se ainda o peru recheado com amêndoas, purê de maçã, pozole (uma sopa de carne, milho e legumes) e pernil. O brinde é feito com ponche doce, à base de frutas e especiarias.

COLÔMBIA
Alguns dos alimentos mais populares são a natilla, um tipo de flan feito de leite e canela, servida com buñuelos, bolinhas de queijo (porém doces) fritas.

CHILE
A ceia é servida às 22 horas, e o peru e o frango recheado são os grandes destaques que não podem faltar na mesa.

PERU
Os principais pratos são: o leitão e pavão ao forno, tendo chocolate quente, panetone e pirê de maçã fazendo parte desse momento.

INGLATERRA
Uma tradicional ceia natalina inglesa tem peru recheado, que pode ser preparado com ameixas e batatas assadas. Mas o famoso pudim de Natal inglês, rouba a cena, pois além da receita levar uma lista enorme de ingredientes: gengibre, noz-moscada, amêndoas, uvas passas, cerejas, a preparação é bastante demorada e trabalhosa, envolvendo os membros mais próximos da família na sua elaboração. Todos, um de cada vez, trabalham a massa e fazem um pedido a ser realizado. Dentro da iguaria, é colocada uma moeda de chocolate e aquele que encontrar terá o pedido realizado.

ALEMANHA
É tradição comer carne de porco, ganso assadoacompanhamentos de batatas, repolho, cenoura, salsão, picles, além de javali, chouriço, veado, salsichas, sopas de vegetais. Para a sobremesa é servido o delicioso stollen, bolo de massa densa e frutas secas.A bebida que acompanha a ceia é um quentão de vinho chamado glühwein.

ESTADOS UNIDOS
Por ser um país muito grande, a comida da ceia americana varia de região. No interior, é muito parecida com o jantar do dia de ação de graças, onde comem: peru com molho de "cranberry" (um tipo de cereja), legumes, "pumpkin pie" (torta de abóbora) e uma bebida chamada "eggnog" feita de ovos, açúcar, leite e rum.

GRÉCIA
Com atradição da receita mais antiga da Península, que é o cabrito com aipo. Em Creta cozinha-se com folhas de limão e em Cefalônia, com couve-flor e repolho. O Christopsomo é bem característico, um pão de cereais decorado com uma cruz, representando a benção de Jesus Cristo.

COSTA RICA
Jantar composto por pernil suíno assado, saladas coloridas e tamales (uma espécie de pamonha) recheados com carne de porco. Muitas famílias fazem uso de suas próprias receitas de tamales, que são transmitidas através de gerações.

NOVA ZELÂNDIA
A tradição é servir carne de ovelha e de porco ou presunto. A famosa 'pavlova' e o pudim de frutas com brandy também são presença confirmada.

ÍNDIA
O arroz Biryani, feito com várias especiarias, e o kheer, um arroz doce aromatizado com cardamomo, integram a ceia natalina dos indianos.

Deu água na boca?
Qual foi sua preferida?
Vamos arriscar e comer algo diferente?

Bom apetite!!

*fotos públicas

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo