Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Diferentes tipos de pães pelo mundo

- Diferentes tipos de pães

Considerado um alimento sagrado, surgiu há mais de dez mil anos.

O pão tem características próprias, receitas das mais variadas, além de vários formatos e cores. O fato é que é consumido em todo o mundo, variando seus recheios e maneiras de produção, sendo consumido também, em diferentes horários, como prato principal ou como acompanhamento.

Qual você mais gosta?
Aqui, alguns pães consumidos ao redor do mundo, e aqui no Brasil, vindo das formas mais curiosas:

Pão australiano  – com um sabor característico e inconfundível, pois em sua receita é usado o açúcar mascavo e mel, sendo consumido com carnes grelhada, assada ou defumada com molhos: barbecue ou ervas fortes. Vale ressaltar que a Austrália é um dos países que mais consome carne no mundo e o churrasco por lá é tão tradicional quanto no Brasil.

Baguete – o característico pão alongado é o mais consumido da França e tornou-se popular na época em que Napoleão assumiu o poder, porque naquele período, foi decretado que o pão deveria ser acessível a todo o povo francês, sendo pré estipulados ingredientes, seu tamanho e sua forma. Uns ainda dizem que os padeiros da época moldavam a massa alongada, pois o processo de assar era mais rápido, e outros dizem que o formato era para facilitar o transporte desse pão por soldados napoleônicos. Independente das histórias, é um pão é leve, possui casca crocante e se tornou popular no mundo todo graças a seu sabor e formato.

Pão sírio – veio do Oriente Médio e Mediterrâneo e possui baixa caloria. É feito à base de farinha de trigo e água, foi inserido no Brasil por imigrantes árabes, que trouxeram diferentes maneiras de consumi-lo: um beirute que é um sanduíche com rosbife e salada, com homus ou recheando com falafel (bolinhos de grão-de-bico). 

Croissant – em formato de meia-lua e massa folhada, sua receita foi criada no final do século 17 durante a invasão turca nas regiões onde hoje são a Áustria e a Hungria, por um padeiro de Budapeste (por alguns conta-se que o padeiro era de Viena). Ou, uma terceira versão, fala-se que Maria Antonieta popularizou a receita quando se mudou para Paris para se casar com o rei Luís XVI, e lá o croissant ganhou uma massa mais leve - como a de hoje em dia, com recheios doces e salgados.

Pão italiano - com muitas receitas diferentes e variações em seu sabor e formato, sendo que em cada região da Itália muito comum produzir um tipo de pão. No Brasil, o pão italiano ficou conhecido por ser arredondado, possuir casca dura e sabor levemente azedo, sendo consumido contando a tampa e recheando com cremes, sopas e ensopados, acompanhado de um bom vinho tinto.

Pão francês - parece ser o tipo com mais variações, não deixando nenhuma delas sem sabor. Típico pão de miolo mole e branco leva em sua receita açúcar e gordura, chamado em algumas regiões também de: filão, cacetinho e pão de sal, entre outros. Surgiu com as viagens da elite brasileira da época colonial, que quando voltavam pediam para que os padeiros tentassem reproduzir as receitas dos pães vistos na Europa. O resultado não saía como o esperado, mas o Brasil acabou criando um tipo próprio de pão.

Ciabatta – o nome traduzido significa algo como “chinelo”, pois ele fica achatado após assado, parecendo mesmo um chinelo. Sua história começa no Império Romano, tendo sua receita relacionada à necessidade que os povos italianos tinham de economizar farinha, já que a principal característica desse pão é a fermentação natural, graças à mistura de farinha, fermento e água, misturando o  tempo de descanso que a massa precisa ter antes de ir ao forno, ficando assim com uma casca crocante e miolo com bolhas, formadas pela liberação de ar pela própria fermentação.

Deu água na boca?
Morando no Brasil ou não, o pão é muito popular nas refeições, sendo consumido no mundo inteiro por uma boa parte das pessoas.

Então, qual seu preferido?

*fotos públicas

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo