Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Comemoração de Dia das Crianças pelo mundo

- Comemoração de Dia das Crianças pelo mundo

Mesmo o ‘Dia Mundial da Criança’ tenha sido decretado pela ONU no dia 20 de novembro, quando em 1959 foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança e em 1989 a Convenção dos Direitos da Criança, no Brasil comemora-se o ‘Dia das Crianças’ no dia 12 de outubro.

A ideia surgiu na década de 60 quando duas empresas de brinquedos infantis fizeram uma promoção e tiveram um faturamento muito acima do esperado. Nos anos seguintes, a mesma estratégia foi adotada por outras empresas que então descobriram ótima oportunidade para promover o consumo: dar presentes para as crianças.
Inteligente, não?

Independente da sua origem, há comemorações em outros lugares do mundo,. Confirma abaixo a comemoração em alguns países:

Argentina – no segundo domingo de agosto, além da troca de presentes são realizadas atividades em todo o país: oficinas, peças de teatro, exposições e outras opções para entreter as crianças.

Chile – mesma data da Argentina, as famílias comemoram com brincadeiras e aproveitam para lembrar os direitos estabelecidos pela Declaração dos Direitos da Criança.

Peru – no terceiro domingo de agosto, os pais oferecem presente. As atividades escolares acontecem desde a sexta-feira anterior e durante vários dias as lojas oferecem descontos numa grande variedade de produtos.

Índia –
o primeiro ministro Pandit Jawaharlal Nehru tinha adoração por crianças e era sempre fotografado com elas. Com isso, a data do seu nascimento: 14 de novembro foi  escolhida para comemorar o Dia das Crianças.

Portugal – comemorado no dia 1 de junho sendo comum às escolas e municípios organizaram atividades lúdicas.

Canadá –  no dia 20 de novembro respeitando a data da ONU e embora não aconteça nenhuma programação especial, há homenagem as crianças.

Nova Zelândia - primeiro domingo de março, as crianças são honradas como sendo “taonga” (em Maori significa “tesouro”) e o dia é passado em família.

México – no dia 30 de abril as aulas habituais são substituídas por jogos e canções, sendo que as crianças também levam suas comidas preferidas para a escola e partilham com os colegas. Existem comemorações especiais e famílias inteiras celebram a data em conjunto.

Noruega – no dia 17 de maio e coincide com o Dia da Noruega, um feriado nacional onde as crianças são protagonistas como os cidadãos de hoje e de amanhã, participando ativamente em desfiles onde também é costume levarem pequenas bandeiras da Noruega nas mãos.

Estados Unidos
- sem data fixa, é celebrado anualmente no primeiro ou segundo domingo de junho, com cerimônias e atividades que se enquadram na Semana da Família.

Colômbia - 4 de julho celebram-se nas escolas, organizam atividades alusivas à data, e é tradição as crianças usarem máscaras de palhaços.

Japão – no dia 5 de maio que é um feriado nacional celebrado com pompa, circunstância e muita tradição. Há uma tradicional festa de bonecas e exposição de capacetes de guerra pelas famílias pata incentivar as crianças a crescerem fortes e saudáveis.

Coréia do Sul – no mesmo dia do Japão, as crianças além de serem dispensadas das aulas, festejam vestidas com trajes tradicionais, recebendo ainda presentes por parte dos pais.

Tailândia – no segundo sábado de janeiro onde o primeiro-ministro batiza a data com um tema específico todos os anos. Há lugar para diversão e alegria, e para responsabilidade e educação, estimulando as crianças a estarem conscientes de sua importância e responsabilidade para com a sociedade. As crianças nesse dia costumam usufruir de passagens e ingressos gratuitos em ônibus, parques de diversões, zoológicos, entre outros.

Turquia – no dia 23 de abril as escolas são decoradas e as crianças exibem os trajes festivos para comemorar o dia, e mais tarde saem às ruas para desfilarem com roupas tradicionais. Crianças de todo o mundo são convidadas a participar como forma de encorajar o intercâmbio cultural entre elas.

Alemanha - conhecido como “Kindertag” é celebrado no dia 1 de junho  e nesse dia, os pequenos alemães costumam receber presentes de seus pais. É também o momento em que eles participam de atividades especiais na escola, como passeios, festas e etc.

Na maioria dos países as comemorações são parecidas principalmente no que se diz respeito a comemoração e entrega de presentes. Outros pelos costumes e tradições que são muito fortes e significam muito, perpetuando assim a história por várias gerações.

Aqui no Brasil, aproveitamos também para viajar já que o dia é celebrado com um feriado – dia da padroeira do Brasil.

Independente das condições e crenças, o  importante é comemorar e parabenizar as crianças, porque o dia é só delas.

*foto pública

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo