Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Comemorações de Páscoa pelo Mundo

Comemorações de Páscoa pelo Mundo

A Páscoa é um dos feriados mais importantes do Cristianismo, perdendo apenas para o Natal em popularidade, mas não em significado religioso.

É uma época cheia de tradições e em muitos países não se resume apenas em ovos de chocolate e no famoso coelhinho, mas também em liturgias, procissões e almoços em família.

E embora existam elementos em comuns, as tradições agregam características de cada cultura e região, existindo diferentes simbologias ligadas a essa data. O ovo aparece como representação de fertilidade em diversos países, mas nem sempre é de chocolate.

Ficou curioso?
Então, veja como vai ser a Páscoa em alguns países:

Alemanha: a Páscoa é um grande evento, e comemorada junto com a chegada da primavera, e por isso existe a tradição de se decorar as árvores com ovos de cores vibrantes. Os moradores fazem furinhos nos ovos, pintam e enfeitam com papel crepom. A data ainda é marcada por fogueiras e festivais que animam moradores e turistas que se unem com um único objetivo: comemorar a renovação da vida e da esperança.

Austrália - ao invés do coelho usual, quem distribui ovos de Páscoa é o Bilby, um marsupial nativo do país - de 30cm a 60cm de comprimento e até 2.5kg, com um excelente senso de olfato e capacidade de audição. A “troca” ocorreu porque no país os coelhos são considerados uma praga não controlada, enquanto o novo mascote corre risco de extinção.

Bermudas - é celebrada com os habitantes empinando pipas coloridas para representar a ascensão de Cristo ao céu.

El Salvador – a 84km da San Salvador, a cidade de Texistepeque tem uma tradição curiosa e divertida. O ritual chamado de Talciguines consiste em pessoas fantasiadas imitam uma luta entre Jesus e o diabo, tendo como vencedor, o lado bom.

Escócia - uma das brincadeiras tradicionais é a disputa entre as crianças que consiste em rolar ovos de galinha decorados por uma ladeira, e o que conseguir atingir a maior distância sem quebrar, é o vencedor.

Filipinas - seguindo uma tradição parecida com a Via Sacra que acontece no Brasil durante a sexta-feira santa, a data também é marcada por procissão.

Finlândia - comemorada de forma semelhante ao que vemos no Halloween americano, com crianças fantasiadas pelas ruas recolhendo doces dos vizinhos.

França - em Bessières (Haute Garonne) e em Mazeres (Ariège) desde 1973, na segunda-feira de Páscoa os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante, confeccionam uma omelete com 15 mil ovos.

Grécia - os ovos de chocolate foram trocados por ovos de galinha pintados de vermelho. Segundo a tradição, o ovo simboliza vida e o vermelho o sangue de Jesus. Os ovos são distribuídos entre os convidados e um vai encostando no ovo do outro até rachá-lo. Quem for o último a ter o ovo rachado, diz-se, vai ter sorte durante o próximo ano.

Guatemala – traz celebrações culturais com trajes tradicionais alegres, com máscaras e carpetes de flores coloridas, sobre os quais as pessoas caminham para chegar à igreja. As ruas das cidades também são cobertas por incenso e seculares rituais na data.

Índia – a Páscoa e a chegada da primavera são celebradas com o alegre e colorido festival Holi. Os hindus comemoram o surgimento do deus Krishna com muita música, dança e comidas especiais. Pós de cores diversas são utilizados para marcar a testa e as crianças e adultos brincam de deixar tudo bem colorido ao seu redor.

Inglaterra - das diferentes maneiras que existem de celebração a Páscoa na terra da rainha, a mais comum é procurar ovos de chocolate em jardins e praças públicas.

Irlanda – o bolo de Páscoa é uma tradição desde a Idade Média, com frutas secas e 11 bolas de marzipã no topo, simbolizam os apóstolos de Jesus – exceto Judas.

Polônia - a tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso “Pão de Páscoa”, pois caso contrário seu bigode ficará cinza e a massa irá desandar. Há quem diga que esta seja apenas uma boa jogada de marketing das padarias polonesas, mas por via das dúvidas nenhum bigodudo costuma arriscar.

Suécia - lembra o Halloween, mas com uma leveza toda especial nas cores e nas fantasias.

Gostou? Que tal conhecer um desses países em época de Páscoa?
Com certeza será uma viagem inesquecível.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo