Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Dia das Bruxas pelo mundo

- Dia das Bruxas pelo mundo

Amanhã, dia 31 de outubro, é o Dia das Bruxas e véspera de uma festa ocidental cristã muito respeitada: o Dia de Todos os Santos.

No Brasil, mesmo sendo uma prática ainda bem tímida, pois costumamos celebrar a vida e não a morte, esse dia está ficando mais popular, com algumas comemorações particulares, em casa, nas escolas, com festas a fantasia e outros eventos fechados.
Outro detalhe é que a data ainda não é celebrada igualmente em todo o país, mas acaba sendo comum por exemplo, entre os jovens - os matriculados nas escolas de idiomas, outros que frequentam academias diferenciadas e ainda por aquelas pessoas que já moraram fora do país, e que querem trazer um pouco da cultura vivenciada, que querem ainda lembrar e até mostrar aos colegas e familiares, toda história e diversão que envolvem eventos como esse de Hallowen.

Sabemos então, que é uma data muito popular em outros países, o Dia das Bruxas é sim uma festa típica, tradicional e muito aguardada por americanos, canadenses, irlandeses e outros.

Falando em outros países, vamos contar como esse dia é comemorado:

Irlanda - nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa, e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

Estados Unidos - desde 1800 quando os imigrantes irlandeses e escoceses levaram suas festividades para a América do Norte, a festa do Hallowen tem cada vez mais, desenvolvendo-se. Para as crianças, fantasiar-se e sair pelas casas fazendo a famosa brincadeira: “travessuras ou gostosuras” ainda é o maior evento. E muitos adultos entram na brincadeira e participam com seus filhos de festas a fantasia – personagens de filmes e quadrinhos e grandes personalidades, além de concursos com premiações em dinheiro.
No dia 31 de outubro, os americanos acrescentaram filmes de terror, casas assombradas comunitárias e histórias de fantasma. Utilizam cartões e decorações com abóboras cortadas cheias de expressões de terror e velas em seu interior, teias de aranha, caveiras, fantasmas, bruxas e zumbis.

Espanha – a comemoração no país chegou por volta do ano 2000. As escolas enfeitam o pátio com abóboras e as crianças se fantasiam de “muertos vivientes”, que são os mortos-vivos, além de bruxas e fantasmas.



Tailândia – comemora-se com o festival Phi Ta Khon, recheado de música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens, sendo que a festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

México – é um dos atrativos do país. Comemorado no dia 1º de novembro, o Dia dos Anjinhos ou Dia dos Santos Inocentes, onde as crianças mortas antes do batismo são relembradas. O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores.

E aí? Vamos comemorar o Halloween?

Doces ou travessuras?

*fotos públicas

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo