Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

E o ensaio na quadra foi massa

Carnaval: uma vivência 'verde e rosa

Para compensar meus 2 últimos anos fora do Brasil nessa época, meu Carnaval começou cedo. Quando em janeiro fui a quadra da Escola de Samba Mangueira, ver de muito de perto um ensaio.

Quando surgiu o convite, fiquei muito honrada, porque além de gostar muito desse tipo de evento, sou ‘verde e rosa’ desde pequena.
Lembro que quando começava o desfile, ficava de pé, em frente a TV da sala, acompanhando cada detalhe... e naquela época, acredito que era atraída pelas cores da Escola e pela própria música que me contagiava e não deixava meus pés parados.

E quando estava chegando à quadra que fica no pé do morro, na comunidade mesmo, comecei a entender um pouco mais tudo que envolve esse grande evento... que com certeza, não é apenas ‘mexer os pés no dia do desfile’.

Sabe o que é? É amor!
E falo do amor mais puro e verdadeiro amor, o que as pessoas envolvidas têm e transmitem.
Além do bem receber, do acolhimento, das expressões nos rostos, do olhar amoroso, da voz que chega a ficar tremula de tanta emoção quando o samba enredo começa. Do som da bateria que é um show a parte, é emoção a flor da pele.

Se eu que sou ‘verde e rosa’ desde pequena, acompanhando até então, uma vez por ano, pela TV da sala... imagina quem nasce na Comunidade e respira Carnaval?

É quase inexplicável. É um sentimento que passa de gerações para gerações. É profissão. É esforço. É diversão. É gratidão por conseguirem escapar um pouco da cruel realidade vivida diariamente por cariocas e moradores, que saem de casa e não sabem se voltarão por tamanha violência.

Muitos estão envolvidos antes do Carnaval começar. Muitos trabalham com isso e para isso. Outros apenas por diversão acompanham o espetáculo. E o que mais me impressionou foi a dedicação, o entusiasmo e a força sentida a cada palavra e gesto, ovacionando compositores, componentes, instrumentos e pessoas... aquelas que fazem o maior espetáculo da terra.

Não tenho dúvidas se vale a pena ir a um ensaio de Escola de Samba.
E um dia ainda vou participar de um desfile na Sapucaí.

Que venha o Carnaval e que seja um momento de tirar o fôlego, do mesmo jeito que eu fiquei ao ficar do lado da bateria nota 10 da Mangueira... aquela que pulsa, que engrandece e que exala emoção.

Obrigada Estação Primeira de Mangueira. Foi um dia inesquecível.

*fotos arquivo pessoal

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo