Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Junho é o mês mais festivo do ano

- Junho é o mês mais festivo do ano

Junho é um dos meses mais aguardado por aqueles que não abrem mão de diversão, comidas típicas, danças, músicas, brincadeiras e muita tradição.

As festas foram trazidas por influência dos portugueses no século XVI, a princípio com uma conotação religiosa e realizada em homenagem a: Santo Antônio, São João, São João Batista, São Pedro e São Paulo.

Elas acontecem por todo o Brasil, especialmente no Nordeste:
- Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, na Bahia;
- Aracaju, em Sergipe;
- Caruaru, Petrolina e Arcoverde, em Pernambuco;
- Campina Grande, na Paraíba;
- Mossoró, no Rio Grande do Norte;
- Juazeiro do Norte, no Ceará;
- São Luis, no Maranhão

Destacando-se em Caruaru: a festa de 'São João de Caruaru' e, em Campina Grande: 'o Maior São João do Mundo', as maiores festas juninas do Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas durante o 30 dias de festa.

Já no interior de São Paulo mantém a tradição da realização de quermesse e danças de quadrilha em torno de fogueiras. A culinária local apresenta pratos característicos da época, tais como: paçoca, pé de moleque, bolinhos, pastéis, canjica, milho cozido, cuscuz, pinhão, quentão, entre outros.

Em todos os locais, independente do nome, os arraiás, as festas juninas, as quermesses, impulsionam a economia local de cada região, e são ótimas oportunidades de negócios.

Com fogueira, balão, quadrilha, casamento caipira, barraquinha de comidas típicas e brincadeiras, boa música, baile, simpatias e promessas, essas festividades são ótimas oportunidades para atrair pessoas de todas as idades. Crianças, adultos, famílias, em festas pequenas, no bairro, na escola, na igreja, ou para grandes multidões, em locais abertos. Tanto faz, porque o que realmente importa no mês de junho, é brincar.

*fotos públicas

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo