Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Embarque com a CNH digital

Fotos, arquivo pessoal - Embarque com a CNH digital
Fotos, arquivo pessoal

Além dos documentos que já conhecemos como permitidos na hora do embarque doméstico: carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação física com foto e carteira de trabalho, já está valendo também, utilizar a nova carteira nacional de habilitação eletrônica - desde que suas informações sejam compatíveis com as informações do cartão de embarque.

Ao embarcar, o passageiro deve apresentar ao funcionário da cia aérea, a CNH-e no seu celular, sem precisar de acesso a internet já que uma vez acessada dentro do próprio aplicativo "CNH Digital" o documento ficará disponível mesmo no estado off-line. Isso, na maioria dos aparelhos que possuem sistema operacional Android e nos aparelhos da Apple.

O novo documento possui um QR Code, onde estão armazenadas as informações da CNH impressa, inclusive com a foto do condutor e a assinatura digital da autoridade de trânsito.

Alguns estados já oferecem o documento, sendo que os pioneiros são: Goiás, Distrito Federal, Acre, Espírito Santo, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, somando 17 mil motoristas que já possuem a nova CNH, mesmo sendo obrigatoriedade incluir em todo Brasil, somente a partir do mês de julho.

O documento eletrônico possui o mesmo valor jurídico que a CNH impressa, tendo uma grande vantagem, pois diminui a chance de multas por esquecimento do documento em casa, ao dirigir, por exemplo.

Então, para seguir a tendência digital do momento, onde tudo está mais facilitado por meio de recursos tecnológicos, surge a CNH eletrônica para agilizar o dia a dia dos brasileiros, lembrando que a CNH física também poderá ser utilizada, não sendo uma substituição, apenas uma facilidade.

E você está pronto para embarcar com a sua nova CNH-e?
No meu último voo, o passageiro que estava embarcando na minha frente, apresentou sua CNH digital. Sinal que está funcionando.

Tire suas dúvidas: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/

*Foto, arquivo pessoal

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo