Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Já pensou em viajar de bicicleta?

- Já pensou em viajar de bicicleta?

Ter uma bike como meio de transporte para sua viagem pode ser, uma ótima alternativa para quem, sem pressa, quer fazer um passeio diferente, saudável, econômico e porque não, surpreendente.

Mas, não basta apenas decidir e ir, porque uma viagem dessa deve ser muito bem planejada.

Comece pela escolha da bicicleta, seus acessórios e equipamentos, não esquecendo do conforto e da segurança.

Lembre-se ainda que a maioria dos ajustes, manutenção e reparos, poderão ser feitos por você, e muitas vezes, na própria estrada. Para isso, é importante ter noções (mesmo que básicas) referentes à: trocas, ajustes, consertos, regulagens, montagem e desmontagem.

Para isso, deverá levar alguns Itens como: remendos, câmaras, pastilhas de freio, corrente, afinal o desgaste acontece de forma mais rápida devido ao uso continuo, além de cadeado, lubrificante e canivete multifuncional.

Em paralelo, trace um roteiro e conheça todos os detalhes afinal, isso será essencial para iniciar uma viagem mais tranquila.
Atente-se ao clima, entenda por onde você vai passar, quais as estradas (asfalto ou terra), tipos de subidas e decidas, quanto de quilometragem deverá ser percorrida por dia. Pesquise sobre hospedagens, restaurantes e pontos de parada e apoio.

O que levar também será primordial para minimizar os problemas: barraca, saco de dormir, mochila e roupas apropriadas, kit primeiros socorros, alimentação básica, entre outros.

Você pode ainda viajar de uma forma independente ou contratando uma agência especializada com guia e transporte para seus pertences, seguindo sozinho, em dupla ou com um grupo.

Vale ressaltar que os viajantes de bike - conhecidos como: cicloturistas, são muito bem recebidos pelas pessoas durante o caminho. Por onde passam são recebidos de uma forma muito solidária. Os anfitriões nos destinos são muito curiosos, rendendo conversas compensadoras, facilitando assim, a proximidade a cultura local e as novas amizades.

Algumas dicas valiosas:

Conheça sua bicicleta. Antecipe-se. Faça cursos. Converse com outros cicloturistas. Escolha roteiros próprios para esse tipo de viagem. Use os caminhos já utilizados. Prefira locais prontos. Faça testes. Treine. Conheça seus limites. Não tenha medo. Tenha disposição, porque do contrário, você não irá a lugar algum.

Viajar de bike é um estilo de vida. É escolha. E acaba sendo uma descoberta e tanto.
Gostou? Então, boa pedalada!

*fotos públicas

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo