Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Planejar viagens aéreas com antecedência evita preocupações

- Planejar viagens aéreas com antecedência evita preocupações

Viagens de avião estão se tornando cada vez mais comuns e acessíveis. Hoje, elas são sinônimo de segurança, conforto e agilidade. No entanto, as dúvidas começam a surgir já no momento da compra das passagens. Por isso, é necessário se planejar muito bem desde o início para garantir a sua tranquilidade durante a viagem e evitar preocupações.

A aventureira Maíra Silveira já viajou de avião para diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, e para vários países, como Estados Unidos, Chile, Inglaterra, Espanha e África do Sul. Após tantas experiências, Maíra adquiriu uma bagagem enorme de conhecimento e dá uma dica importante: para quem ainda não conhece a política e as normas da companhia aérea que pretende viajar, é importante ler o regulamento ao comprar a passagem. Nele, tem diversas instruções para serem seguidas durante a viagem e algumas informações que podem mudar de uma companhia para outra, como o que é permitido levar na bagagem de mão e o que não é e o limite de peso.

Além da dica de Maíra, para facilitar sua viagem, esclarecemos algumas dúvidas recorrentes entre os viajantes, desde o momento da compra da passagem até o embarque e desembarque. Confira:

1. É possível transferir uma passagem aérea para o nome de outra pessoa?

Não é possível transferir uma passagem aérea para outro nome. Somente a pessoa que está nomeada no comprovante e no cartão de embarque pode realizar a viagem.

2. A empresa aérea pode cobrar por pedido de remarcação, cancelamento ou reembolso?

Dependendo das regras da passagem adquirida, a empresa pode cobrar multa, inclusive nos casos de impedimento por motivo de doença do passageiro. Esses valores são determinados em contrato firmado entre o passageiro e a empresa aérea. Por isso, é importante ler o regulamento no momento da compra.

3. É possível desistir da passagem sem pagar multas?

Após receber o comprovante da compra, o passageiro tem até 24 horas para desistir da aquisição sem qualquer cobrança, desde que a passagem tenha sido comprada com 7 dias de antecedência em relação à data do voo.

4. Como deve ser feito o reembolso da passagem aérea?

O prazo para a companhia aérea efetuar o pagamento ao passageiro é de 7 dias, contados a partir da data da solicitação. O reembolso da passagem e de todas as tarifas deve ser feito de acordo com o meio de pagamento utilizado no momento da compra e, assim que for solicitado, a empresa responsável deverá adotar as providências para a sua efetivação imediatamente.

O reembolso também pode ser feito em créditos para uma nova aquisição. Nesse caso, a empresa deve informar por escrito a validade e a quantidade desses créditos, bem como permitir a sua livre utilização pelo passageiro, que poderá comprar a passagem para ele mesmo ou para terceiros.

5. Ao comprar um pacote de viagem por meio de uma agência de turismo, a quem recorrer caso você queira fazer uma alteração ou ocorra algum problema no aeroporto?

Se o cliente quiser alterar ou cancelar a passagem aérea comprada em um pacote de viagem, é preciso resolver diretamente com a agência de turismo. As mudanças serão feitas conforme as cláusulas contratuais, podendo haver cobrança de multas.

Caso ocorra algum problema como atraso e cancelamento de voo, ou se a empresa aérea impedir o seu embarque, você terá os mesmos direitos de reacomodação ou reembolso e assistência material dos demais passageiros.

6. Quais são os direitos do passageiro que perder a conexão do voo definida pela empresa?

O passageiro que perder a conexão definida pela empresa aérea em razão de atraso causado pela própria empresa tem direito à reacomodação (em voo próprio ou de outra empresa), ao reembolso integral ou à execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro. Além disso, a empresa deverá oferecer a assistência material, quando cabível e conforme o tempo de espera.

Quando a conexão é formada pelo próprio passageiro, a empresa aérea não se responsabiliza pelos problemas advindos desse arranjo. Antes de montar a conexão, sugere-se que o usuário fique atento ao horário de embarque de cada voo, se nacional ou internacional, no intuito de evitar, assim, possíveis transtornos.

Está interessado em conhecer novos lugares? Planeje sua viagem com a agência de turismo World Tour!

World Tour 

Endereço: Avenida Cândido de Abreu, 776 cj. 1404, 80530-000 - Centro Cívico

Ed. World Business


Telefones: (41) 3045-0809 ou (41) 3045-6889


Email: contato@worldtour.tur.br

Colaboração Débora Macedo

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo