Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

5 destinos religiosos pelo Brasil

- 5 destinos religiosos pelo Brasil

Onde a viagem é motivada pela fé das pessoas.

Segundo o Ministério do Turismo, existem 96 atrações religiosas distribuídas em 344 municípios brasileiros, gerando mais de 20 milhões de reais em receita com viagens por ano. A maioria ligada ao cristianismo, mas existem opções para budistas, espíritas, candomblé e outros, movimentando cerca de R$ 15 bilhões no país.

Para descansar, se fortalecer e renovar as energias, abaixo estão alguns locais para você conhecer:

A 168 km da capital São Paulo fica a Basílica Nova de Aparecida ou Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte.
Um templo que homenageia a padroeira do Brasil, tem em sua construção o maior santuário católico do Mundo, abrigando 75 mil pessoas.
No local fica guardada a imagem encontrada pelos pescadores em 1717. Na Basílica Velha fica o Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida e a Sala dos Milagres.
Dia 12 de outubro é celebrada uma missa em homenagem a santa, já que é o dia dela.

O Santuário de Madre Paulina fica em Nova Trento em Santa Catarina, na região do Vale Europeu, sendo referência religiosa desde 2002 quando houve a canonização da Madre Paulina pelo Papa João Paulo II. Recebendo cerca de 70 mil peregrinos por mês, ficando atrás apenas do Santuário de Aparecida do Norte em visitas de fiéis, peregrinos e romeiros.
Na cidade encontra-se também o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, no alto do Morro da Cruz.
Dia 30 de maio é o dia da peregrinação interna, de 30 km, unindo os dois santuários.

A maior e mais antiga festa religiosa do Brasil é o Círio de Nazaré em Belém.
Com celebrações o ano inteiro, a tradição dos fiéis católicos acontece no segundo domingo do mês de outubro, onde milhões de pessoas peregrinam à capital do Pará.
A Basílica de Nazaré é o centro de tudo. O Círio de Nazaré é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial desde 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por conta da grandiosidade do evento, que conta com visitantes do mundo inteiro.

A cidade de Juazeiro do Norte foi terra do Padre Cícero – ou o “Padim Ciço”, o religioso cearense que causou grande impacto em todo o nordeste brasileiro.
Conhecido como o maior benfeitor da cidade e pai dos pobres e, considerado um verdadeiro símbolo de fé e religiosidade. Seus vários milagres são creditados a ele tanto em vida, como depois de sua morte.
O local recebe mais de 2,5 milhões de fiéis por ano, e no feriado de finados chega a 500 mil pessoas.
Não deixe de visitar o Museu Vivo do Padre Cícero e ao seu túmulo na Capela do Socorro.

Em Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul para os adeptos à doutrina Espírita, tem o Centro Espiritual Dr. Adolph - o Dr. Fritz, que foi um médico alemão que desencarnou durante a Primeira Guerra Mundial e atualmente, seu espírito é recebido pelo médium Mauro Vieira que organiza a cura através dos espíritos e a cirurgia espírita.
Esse trabalho arrasta multidões por onde passa na cidade a 390 km de Porto Alegre.

Não ficaram dúvidas que o turismo religioso movimenta milhões de pessoas das mais variadas crenças, que vão de encontro a respostas, fé, paz, cura e uma constante busca pela existência, certo?

E você?
Se motivou a encontra-se?

Boa viagem!

*fotos públicas

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo