Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Bela e Santa Barbara

Bela e Santa Barbara

Uma das cachoeiras mais lindas do Brasil, sem sombra de dúvidas, está na região do Cerrado Goiás, em plena Chapada dos Veadeiros.

Saindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, de ônibus ou de carro, o acesso é pela BR-020 sentido Formosa-GO. Nas redondezas, você poderá escolher uma dessas cidades para se hospedar: Alto Paraíso de Goiás (220km do aeroporto), Vila São Jorge ( 240 km do aeroporto) ou Cavalcante (320km do aeroporto).

São inúmeros os atrativos nesses municípios. E alguns deles se destacam e acabam sendo os preferidos dos visitantes, como a Cachoeira de Santa Barbara que fica em Cavalcante – abrangendo 60% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Saindo de Alto Paraíso, seguindo 30 km de estrada de chão até o CAT - Centro de Atendimento ao Turismo, dentro da comunidade Quilombo Kalunga Engenho II, está essa linda cachoeira, no meio de montanhas e da vegetação típica do Cerrado.

No CAT, deverá informar seus dados pessoais e deixar um telefone para contato, pagar uma taxa de visitação no valor de R$ 20,00 e seguir o caminho de carro até a entrada da atração - da comunidade até a cachoeira são mais 6 km de distância, sendo 1 km de carro e outros 5 a pé ou pagando pelo transporte local (para ir na caçamba de uma caminhonete por R$ 10,00 ida e volta) te levando assim, mais próximo à cachoeira.

Descendo do carro, mais um caminho de 1km, fará uma belíssima trilha com subidas e descidas, parando na primeira atração que é a Santa Barbarinha, uma cascata de 4m com um poço azul de 4m de profundidade.

Depois, mais uma curta caminhada chegará à principal atração que é deslumbrante, a Santa Barbara que é uma cachoeira de 28m de altura, com um poço de 3m de profundidade (dependendo do período do ano), da lindíssima cor azul turquesa. E olha que a água não é tão gelada como se imagina, e mesmo que fosse, parece que a tal Santa Barbara te convida para um mergulho, sendo facilmente aceito, logo na chegada.

Para voltar, fará exatamente o mesmo trajeto, podendo visitar mais  algumas cachoeiras que estão próximas ou ainda fazer uma boa e estratégica parada para almoçar, dependendo do seu roteiro, planejamento e horário.

Não é obrigatório, mas o ideal é contratar um guia credenciado, pois além da segurança e agilidade, você sairá com muito mais informações sobre o local.

Há muito que se fazer na Chapada dos Veadeiros, reserve no mínimo 3 dias. Quanto mais você ficar, mais vai conhecer.

E boa viagem!