Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal

- Melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal

Realmente é um espetáculo da natureza, um fenômeno causado pela explosão solar na qual, bilhões de partículas energizadas são disparadas no espaço e ao entrar em contato com o campo magnético da Terra, uma parte dessas partículas é canalizada em direção aos polos magnéticos, adentrando na atmosfera. Quando entram em contato com os gases, elas adquirem as cores verde (oxigênio), azul (hidrogênio) e vermelho (nitrogênio).

Uau!! Imaginou a cena?

As melhores regiões para ver a aurora boreal estão mais perto das regiões polares. No Pólo Norte: Alasca, Canadá, Groelândia, norte da Escandinávia e da Rússia. E alguns locais do planeta, a partir de março, no Pólo Sul.

Quer conhecer alguns?

Islândia – por estar no Circulo Polar Ártico, é um dos principais destinos para apreciar o fenômeno, possível ver a aurora boreal em todo o país, sendo que a melhor época é entre o final de setembro e o início de março, que correspondem ao outono e inverno no hemisfério norte. Próximo de Reykjavik, capital do país, o Parque Nacional de Pingvellir com amplas planícies, ideais para observar o espetáculo natural de luzes coloridas.

Noruega – está acima do círculo polar ártico, vendo com mais freqüência na cidade de Troms,ao fim dos longos dias de verão.

Rússia– na península de Kola, no noroeste do país, encontra-se quase que inteiramente acima do Círculo Polar Ártico e é um dos pontos mais populares do país para avistar o fenômeno.

Suécia - o vilarejo de Abisko, na região da Lapônia, tem menos de 150 habitantes e é muito visitado por turistas por ter um micro-clima único tornando-o ponto ideal para apreciar a beleza natural. Em atrações como no Parque Nacional de Abisko, o lago Tometrask, sendo cenário perfeito para tal feito.

Finlândia - no norte do país, na cidade e de Luosto, o hotel Aurora Chalet entrega a seus hóspedes um “alarme de Auroras”, que toca quando as luzes coloridas fazem sua aparição no céu, vindo do Centro de Investigação de Auroras Boreais da cidade de Sodankyla.

Alasca – na região selvagem dos Estados Unidos, entre suas numerosas atrações o fenômeno aparece nas melhores condições, na cidade de Fairbanks, no Parque Nacional de Denali.

Canadá - as áreas em volta do lago Superior, no Ontário, a tundra do norte do país, e o território de Yukon, próximo ao Alasca, são alguns pontos ideais para a visualização do fenômeno.

Antártida – sem dúvidas é o melhor lugar para apreciar a atração, sendo ao mesmo tempo, o menos acessível. Optem então por ir ao extremo sul da América do Sul: Austrália, África do Sul e Nova Zelândia – aqui na ilha de Stewart Island, com apenas 400 habitantes, coberta por uma bela natureza.

Groenlândia - paraíso dos aventureiros é também um dos cenários onde ocorre o fenômeno nas cidades de Kulusuk e Ammassalik, no sul e no leste do país.

Independente do país procure sempre pelo céu limpo e sem nuvens. E por mais frio extremo, é a época que o céu está mais escuro e propício para o fenômeno.

E aí? Está pensando em começar a caçar aurora boreal?

Mesmo sendo difíceis de prever onde o fenômeno aparecerá, mostramos que existem alguns lugares ideais para aumentar a probabilidade de encontrar essa fascinante atração.

Então aproveite!

*fotos públicas

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo