10 atrações para navegar nas águas do Litoral Norte de São Paulo

Repleto de belezas naturais, que englobam tanto praias paradisíacas, quanto rios, cachoeiras e Mata Atlântica preservada, o Litoral Norte de São Paulo é um dos principais destinos do Estado de São Paulo para quem busca contato com a natureza.

E, para desbravar as atrações do Circuito Litoral Norte, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, uma das melhores formas é via turismo náutico.

Isso porque, além de rica vida marinha, essa região conta com completa estrutura de serviços como marinas, portos de embarque e desembarque e empresas que realizam passeios náuticos, reforçando o potencial de atrativos que podem ser visitados por todos os perfis de turistas. O turismo náutico é uma experiência que pode ser feita no Litoral Norte durante o ano inteiro, isso porque, além do calor nas cinco cidades, as condições de mar são favoráveis em todas as estações.

“O Litoral Norte é uma das regiões mais privilegiadas do Brasil, quando se trata de turismo náutico. Bonita por natureza, a Região tem praias e rios navegáveis, cercados por uma paisagem deslumbrante, além de estrutura para navegação e uma diversidade de opções de atividades náuticas, proporcionando experiências incríveis para os visitantes o ano todo. Com isso, o turismo náutico traz desenvolvimento econômico para os municípios, gerando emprego e renda para a população”, afirma o presidente do consórcio turístico, Caio Matheus.

A seguir, o Circuito Litoral Norte apresenta dez atrações ideais para quem deseja não só aproveitar os recursos naturais da região que formam ilhas, lagoas, praias escondidas, baías e enseadas, como também realizar uma prática de turismo sustentável e segura. Descubra:

Bertioga

Passeio de escuna

As escunas já são tradicionais em Bertioga e oferecem passeios por diversas praias e atrativos da cidade. Em um roteiro histórico, é possível visitar, por exemplo, o Forte São João, construído em 1547 e considerado o mais antigo do Brasil. O percurso ainda passa pelo Canal de Bertioga, rios e oceano, e por fim, inclui banho de mar próximo as ilhas Guará, Ilha Rasa e Praia do Iporanga.

Canoa acessível no rio Jaguareguava

A canoagem é um destaques acessíveis de Bertioga, podendo receber qualquer pessoa com deficiência, independente de seu grau de dificuldade, já que existem dois catamarãs adaptados especialmente para eles. O rio Jaguareguava mostra claramente a transição do manguezal e da restinga. O passeio inicia-se num ponto de profundidade em média de 1,5 m de acordo com a maré, solo de mangue e todo cercado pelo manguezal no seu último quilômetro até a foz. Subindo em direção a nascente, logo este fundo de mangue se transforma em areias claras, que, somado às águas cristalinas que descem da cachoeira, mais as muitas prainhas que se encontram ao longo de 3 quilômetros serpenteando adentram a restinga do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Bertioga.

“É importante destacar que o Turismo Náutico é um turismo de valor agregado e, particularmente Bertioga, com seus rios navegáveis, com o canal de Bertioga e com o seu litoral extenso de trinta e três quilômetros, tem atrações imperdíveis. Qualquer turista que venha para o município interessado no Turismo Náutico vai ter muitas opções para todos os gostos e idades. Além disso, é importante também destacar que temos turismo de acessibilidade, com canoas acessíveis e passeios em águas cristalinas”, comenta o secretário de Turismo de Bertioga, Ney da Rocha.

Caraguatatuba

Cocanha

Em um passeio de lancha por Caraguatatuba, é possível conhecer lugares como os ilhotes da Cocanha, a pouco mais de um quilômetro da praia de mesmo nome, e que conta com uma das maiores fazendas de mariscos do Estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.

Juqueriquerê

O Rio Juqueriquerê tem 13 quilômetros de extensão e é o único rio navegável do Litoral Norte, sendo uma das mais belas atrações para quem gosta de navegação fluvial. Ali, o visitante confere ao longo do seu percurso a riqueza da fauna e flora, conhece o manguezal, restinga e um pouco da Mata Atlântica.

“Caraguatatuba tem uma costa incrível para desenvolvimento de atividades náuticas e o turismo náutico é uma aposta dessa gestão com eventos de jet ski, de vela, entre outros que a gente vai desenvolver ainda esse ano”, explica a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

Ilhabela

Semana Internacional de Vela

Para quem é apaixonado por esportes náuticos, Ilhabela conta com um atrativo anual imperdível: a Semana Internacional de Vela. Neste ano, o evento está em sua 49ª edição reunindo os principais velejadores da América Latina até o dia 30 de julho. A Semana Internacional de Vela de Oceano de Ilhabela inclui as tradicionais regatas Alcatrazes por Boreste e Ilha de Toque-Toque por Boreste, com previsão de participação de mais de 120 embarcações de diferentes estados brasileiros e também do exterior, reunindo cerca de 1,2 mil velejadores.

Passeio de barco para Castelhanos

A Praia de Castelhanos é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. E, por seu percurso incluir uma estrada de 15 quilômetros, acessível apenas de 4×4, o passeio de barco até lá surge como melhor alternativa para conhecer o lugar. O roteiro inclui paradas em outras praias paradisíacas no caminho, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

“O turismo náutico é um dos nossos principais segmentos turísticos. Ilhabela é a Capital Nacional da Vela, somos um arquipélago com 165 Km de linha litorânea, somos um dos principais portos de cruzeiros do país, temos mais de 40 praias, 94% de Mata Atlântica preservada e uma rica biodiversidade tanto em terra quanto no mar. Todos estes atributos fazem de Ilhabela um importante destino de turismo náutico. Nossa diversidade de atrativos possibilita roteiros embarcados para praias isoladas, impossíveis de serem acessadas por carro. E a oferta de serviços completa a qualidade da experiência dos visitantes: são 12 marias, rampas públicas, mais de 6 mil leitos em meios de hospedagem e rica gastronomia que soma mais de 200 bares, cafés e restaurantes”, diz a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Luciane Leite.

São Sebastião

Arquipélago de Alcatrazes

Segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil, o arquipélago conta com as ilhas mais distantes da costa de São Sebastião, a aproximadamente 33 quilômetros do litoral. Reaberto em 2019, o lugar é um reduto de natureza ainda pouco explorado e conta com uma paisagem que inclui enormes rochedos arredondados e vegetação de Mata Atlântica, além de mar cristalino, sendo um refúgio de vida silvestre administrado pelo ICMBio – as visitas, inclusive, devem ser monitoradas por um profissional do Instituto, já que a área é protegida por uma unidade de conservação federal.

Passeio para as Ilhas

As Ilhas, localizadas próximas das praias de Barra do Sahy e Juquehy, são um passeio ideal de barco para quem quer curtir águas calmas e cristalinas. O atrativo também pode ser acessado de jet ski ou até mesmo de caiaque e stand-up paddle em dias em que o mar está calmo.

“O Turismo Náutico é um segmento muito importante no município de São Sebastião, que movimenta a economia local e valoriza os pescadores, principalmente os profissionais ligados ao turismo de base comunitária. Em Boiçucanga é oferecido o projeto Rota Caiçara, que consiste em um passeio de barco de aproximadamente três horas de duração, enaltecendo a cultura caiçara e criando estratégias para movimentar o turismo local. Além disso, temos produtos turísticos como os roteiros das 3 ilhas (As Ilhas, Ilha dos Gatos e Ilha das Couves); 4 ilhas (As Ilhas, Ilha dos Gatos, Ilha das Couves e Montão de Trigo); Mergulho e Visita Embarcada no Arquipélago de Alcatrazes”, ressalta a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Ubatuba

Ilha Anchieta

Considerada uma das principais atrações naturais da cidade, a ilha faz parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta. O local é ideal para um passeio de lancha ou escuna, onde se tem a oportunidade de uma total integração à natureza, com rica fauna e flora e um mar transparente propício para mergulho. A ilha também abriga um complexo de ruínas tombadas pelo Condephaat, com mais de 2 mil m² de edificações conservadas, incluindo o Presídio, onde ocorreu uma das maiores rebeliões nos anos 1950.

Ilha das Couves

Com acesso via barco ou lancha a partir de Picinguaba, a Ilha das Couves é um verdadeiro paraíso situado no extremo norte de Ubatuba. O lugar tem rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país e, na faixa de areia de 60 metros, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa. A ilha também possui diversas piscinas naturais para quem desejar nadar com snorkel.

“Ubatuba está focado no fortalecimento e desenvolvimento do turismo náutico em parcerias com o trade. Foi aberto um processo administrativo na modalidade de chamamento público, para o recebimento de propostas para implantação de novas estruturas e melhorias em nossas estruturas náuticas existentes. Ubatuba possui excelentes locais e atrativos e ainda, ótimas condições de navegação. Há muitas marinas com ótima estrutura para a operação de embarcações. O investimento ou a possibilidade de possuir uma embarcação em Ubatuba pode ser uma experiência única para o turista, o visitante ou o morador da cidade”.

Ainda segundo o secretário, o mercado e o turismo náutico estão em expansão na cidade: “Há vários roteiros náuticos consolidados no município com diversas ofertas de atrativos. Passeios destinados a Ilhas, mergulhos contemplativos, pesca esportiva, entre outros são possíveis a qualquer dia do ano em Ubatuba e nas diferentes regiões do Município e todas as atividades possuem pontos específicos formatados e trabalhados pelas agências, sem contar a possibilidade do avistamento de cetáceos com uma surpresa principalmente na época do inverno. Ubatuba e sua linda costa marítima estão à espera de todos os interessados em experimentar momentos inesquecíveis relacionados ao universo náutico”.

Para conhecer as experiências do Litoral Norte acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias