5 estadias fora do óbvio para o mês de outubro

A Booking.com realizou um levantamento de dados* para descobrir quais são os destinos mais procurados pelos brasileiros para viajar no mês de outubro. Segundo a plataforma, as cinco cidades mais desejadas são, em ordem de preferência: São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Gramado (RS); Fortaleza (CE); e Belo Horizonte (MG).

As localidades escolhidas possuem inúmeras acomodações listadas na Booking.com. Mas, para comemorar o Dia Mundial do Turismo, que acontece nessa terça-feira (27), e levando em consideração que quase 9 em cada 10 brasileiros (89%) afirma que ir a lugares onde nunca estiveram antes é uma motivação para viajar**, a plataforma pensou em lugares pertinho desses locais onde o turista pode se hospedar para conhecer uma cidade diferente, mas, ainda assim, acessar as maiores cidades em um curto trajeto – uma combinação do inédito com o desejado.

Confira algumas hospedagens imperdíveis selecionadas pela Booking.com.

Unique Garden, em Mairiporã (SP)

Mairiporã é um município a cerca de 40 minutos de carro do centro da cidade de São Paulo que aparece entre as 100 cidades do país com melhor Índice de Desenvolvimento Humano, ocupando a 76ª posição no ranking nacional. É lá, nesse local de clima friozinho da Serra da Cantareira, que fica localizado o Unique Garden, um hotel que já valeria a visita apenas pelos lindos jardins paisagísticos que rodeiam a propriedade. Lá, o hóspede pode realizar atividades físicas, visitar a academia, desfrutar da gastronomia e relaxar em um spa completo, que possui entre seus serviços tratamentos ayurvédicos, saunas e banheiras de hidromassagem externas. Mas se o viajante quiser um pouco de emoção e movimento a mais, dá para contratar uma caminhada guiada pelo Parque Estadual da Cantareira.

H Niteroi Hotel, em Niterói (RJ)

Apenas 20 quilômetros e uma famosa ponte separam o Rio de Janeiro de Niterói. A beleza da vista que se tem do Rio de Janeiro pode ser contemplada de diversas áreas do H Niterói hotel – inclusive logo ao acordar, pela janela do quarto. A cidade abriga o icônico Museu de Arte Contemporânea (MAC) que faz parte do Caminho Niemeyer, um complexo de obras projetadas pelo próprio Oscar Niemeyer, e ainda conta com a Região Oceânica, com praias maravilhosas como Camboinhas e Itacoatiara, que não deixam nada a desejar para as praias do Rio. Mas se quiser visitar a Cidade Maravilhosa, é só dirigir alguns minutinhos – inclusive, dá para optar por fazer um passeio guiado ao pôr do sol.

Pousada Doce Canela, em Canela (RS)

É muito comum ouvir que alguém irá fazer uma viagem para Gramado e Canela. Isso ocorre porque as cidades se distanciam apenas 9 quilômetros e suas atratividades se complementam. Canela, assim como a vizinha, é uma cidade de influência alemã que possui arquitetura de estilo bávaro e é famosa, também, pelos chocolates. O turista que visitar esse pedaço do Rio Grande do Sul vai poder desfrutar de belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais, matas nativas e gastronomia que contempla várias culturas. Uma das atrações por lá é o Museu do Automóvel de Canela, que traça a fascinante história da indústria automobilística ao longo do século XX, e uma das acomodações aconchegantes é a Pousada Doce Canela, um espacinho com jeito de ambiente familiar.

Porto das Dunas Praia Hotel, Aquiraz (CE)

Aquiraz era uma vila que foi criada em 13 de fevereiro de 1699 e foi a primeira capital do Ceará. A cidade fica perto de Fortaleza, a apenas 32 quilômetros de distância por vias rodoviárias, e abriga o Beach Park, maior parque aquático do Brasil. E é a um quilômetro desse paraíso de tobogãs e piscinas que fica o Porto das Dunas Praia Hotel, uma acomodação perfeita para toda a família. A praia de Porto das Dunas, inclusive, é um dos pontos altos da cidade. Para aquele viajante que desejar dar uma passada por Fortaleza, vale participar de um passeio privativo personalizado pela cidade.

Villa Rica Pousada Boutique, em Brumadinho (MG)

Quem já ouviu falar do Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo, provavelmente tem muita vontade de conhecer o local. Normalmente, as pessoas que fazem esse passeio partem de Belo Horizonte, mas no local onde o museu está localizado, na cidade de Brumadinho, há muitas opções charmosas de acomodações. É o caso da Villa Rica Pousada Boutique, um espacinho com ares de campo, um pouco rústico, um pouco chique, e muito acolhedor. E como Belo Horizonte está a menos de 60 quilômetros dali, dá para seguir na vibe de cultura e arquitetura em um passeio pelos pontos turísticos arquitetônicos no bairro da Pampulha.

*Destinos mais pesquisados por brasileiros com check-in no mês de outubro. O período de busca foi entre 8 e 21 de agosto de 2022.

**Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2022.