A ansiedade pode ser positiva

Provas difíceis na faculdade, pressão por metas, dúvidas em comprar ou não uma casa e mudar de carreira. Todos os dias são inúmeras as decisões a serem tomadas e controlar a ansiedade por vezes é um desafio.

Foto: energepic.com

Dados preliminares de uma pesquisa da Universidade de Ohio (EUA) apontaram que o Brasil foi líder em índices de ansiedade e depressão na pandemia quando comparado a outras dez nações. Outro estudo divulgado pela revista científica The Lancet apontou que quadros de depressão e ansiedade cresceram mais de 25% no mundo.

Mas a ansiedade pode ser positiva. Para Isabella Kobbaz, psicóloga idealizadora do Curso Ansiedade na Clínica, sentir-se ansioso é parte natural da condição humana e pode desempenhar um papel positivo em nossa vida. “Sem a ansiedade não teríamos sucesso nos nossos planejamentos e no alcance dos objetivos. É importante olhar com gratidão para as emoções que nos movimentam quando estamos em equilíbrio.”. Isabella afirma que a ansiedade faz com que o preparo para enfrentar desafios seja maior: “A ansiedade é um convite ao questionamento, se estamos adequados às situações que estamos vivendo. Sem ela não conseguiríamos nos preparar e nos planejar para situações do futuro, buscando minimizar riscos e ter direcionamento para as soluções em busca do sucesso. Esse é o aspecto positivo da ansiedade.”.

A psicóloga afirma que é possível viver com a ansiedade de forma mais saudável: “Muitas vezes a ansiedade é vista como inimiga e os ansiosos costumam dizer que querem se livrar dela, a eliminar, e acabam colocando grande parte de sua energia tentando fugir, esconder ou ignorar essa emoção.” As micro-metas, pequenos objetivos diários, são apontadas pela especialista como uma boa forma de auxílio para direcionar a ansiedade. “Ao acordar e escovar os dentes, ao tomar café da manhã, arrumar a cama, trocar de roupa, ligar o computador para trabalhar, tudo na vida é uma meta que está colocando para si.” 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.