Abdominoplastia, lipoaspiração e lipo HD: quais as diferenças

Abdominoplastia, lipoaspiração e lipo HD estão entre os procedimentos mais realizados no Brasil em 2022. Embora tenham semelhanças, esses procedimentos estéticos têm suas diferenças e cada um deles é indicado para situações específicas, dependendo dos resultados buscados pelo paciente.

abdominoplastia-lipoaspiracao-diferencas
Foto: Adobe Stock

Pesquisa realizada em 2022 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) coloca o Brasil no 2º lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. São mais de 1 milhão de cirurgias realizadas no ano.

Para o cirurgião plástico Luciano Grisotto, a busca pela autoestima e por um corpo esteticamente agradável tem levado muitas pessoas a considerarem procedimentos cirúrgicos para melhorar a aparência corporal.

“Estar atento aos avanços tecnológicos é fundamental para que os profissionais fiquem atualizados com as principais tendências do mercado e possam, desta forma, atender as preferências dos pacientes e oferecer opções e resultados mais satisfatórios e com recuperação mais rápida”, destaca o profissional.

Entre as opções mais comuns atualmente estão a abdominoplastia, a lipoaspiração e a lipo HD, sendo que nos três casos há muita confusão sobre suas diferenças e instruções adequadas para cada caso.

Abdominoplastia, lipoaspiração e lipo HD: quais as diferenças

Luciano explica que, embora os procedimentos possam parecer semelhantes uma vez que todos visam algum tipo de melhora no contorno e definição corporal, eles têm objetivos distintos.

“Os procedimentos que causam maior confusão entre si são a lipoaspiração e a lipo HD, uma vez que ambos os casos têm como objetivo reduzir a gordura localizada. Porém a lipoaspiração visa a retirada de excesso de gordura, oferecendo como resultado, um contorno corporal mais harmônico e sem ‘pneuzinhos’. Já a lipo HD é um procedimento que exige uma expertise diferenciada, pois é um procedimento que realiza uma lipoaspiração de alta definição, com objetivo de salientar a musculatura corporal”, explica.

Outro procedimento que gera dúvida é a abdominoplastia, que Luciano explica ser um procedimento realizado com o objetivo de reconstruir a região abdominal. “A abdominoplastia é indicada, geralmente, para casos em que houve grande perda de peso, ou para mulheres que passaram por gestação e tiveram diástase abdominal. Nesse procedimento o cirurgião irá corrigir problemas referentes ao excesso de pele, acúmulo de gordura localizada e reposicionamento dos músculos que sofreram diástase”, conta o médico.

Diferenças entre abdominoplastia, lipoaspiração e lipo HD

O que é abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa remodelar o abdômen, removendo o excesso de pele e gordura e restaurando a musculatura enfraquecida.

“É uma cirurgia indicada para pessoas que apresentam flacidez de pele e dos músculos abdominais, geralmente causada por perda de peso significativa, gravidez ou envelhecimento. A cirurgia envolve a remoção do excesso de pele, a plicatura dos músculos abdominais para fortalecê-los e o reposicionamento do umbigo. A abdominoplastia resulta em um abdômen mais firme e tonificado, proporcionando uma aparência mais rejuvenescida”, explica Luciano.

O que é lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo remover o excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo, incluindo o abdômen.

“É indicado para pessoas que apresentam depósitos de gordura resistentes à dieta e exercícios físicos, mas que possuem uma boa elasticidade da pele. Durante o procedimento, um pequeno tubo é inserido através de pequenas incisões na pele para aspirar a gordura acumulada. A lipoaspiração resulta em uma redução do volume e contorno corporal mais harmonioso.”, conta o médico.

O que é Lipo HD

A lipo HD, também conhecida como lipoescultura de alta definição, é um procedimento avançado que visa esculpir e definir os contornos corporais.

“É indicado para pessoas que desejam um abdômen atlético, com músculos definidos e contornos mais acentuados. Nesse procedimento, além da remoção de gordura localizada, é realizada a lipoaspiração seletiva ao redor dos músculos abdominais, ressaltando suas linhas e dando um aspecto mais atlético. A lipo HD é uma técnica mais complexa e requer um complexo especializado para obter resultados precisos”, explica Luciano.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.