Aliados na alimentação equilibrada: conheça os benefícios de combinar temperos com alimentos umami

Combinação confere mais sabor às receitas e contribui para a redução de sódio

Variar os alimentos para começar uma dieta balanceada pode parecer uma tarefa não muito simples. A maneira mais eficiente de obter as calorias e os nutrientes de que o corpo realmente precisa para abastecer as atividades é por meio de um cardápio diário completo. Existem alguns ingredientes-chave que podem se tornar aliados na hora de preparar as refeições.

A doutora em ciência de alimentos e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly, explica que explorar os diversos tipos de temperos pode ser uma ótima opção para aumentar a sensibilidade ao alimento. “Combinar temperos variados nas preparações garante uma experiência sensorial completa e benéfica para a saúde. As receitas que combinam ervas com alimentos umami, por exemplo, podem auxiliar na redução de sódio (sal de cozinha). Isso acontece porque os ingredientes escolhidos já conferem um gosto natural. Receitas simples e interessantes como cogumelos com cebolinha e tomate com manjericão podem levar menos sódio, sem comprometer a aceitação alimentar”, destaca.

Considerado um dos cinco gostos básicos do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo, o umami acrescenta sabor às receitas e garante o prolongamento do sabor global de outros temperos na boca, tornando-os mais palatáveis. Além de garantir nutrientes para o corpo, esses aliados deixam o prato ainda mais saboroso e promovem o aumento da produção de saliva. “A saliva ajuda a dissolver os tão deliciosos aromas e gostos provenientes dos temperos e dos ingredientes, além disso, facilita a mastigação por conta da hidratação, o que auxilia a digestão”, ressalta Hellen.

Informações da assessoria de imprensa