Ar-condicionado automotivo: vale a pena usar no inverno?

O uso do ar-condicionado é indispensável no verão brasileiro, porém, surgem dúvidas no inverno, quando as temperaturas caem. Embora seja útil também para desembaçar os vidros em dias chuvosos ou extremamente úmidos e frios, o equipamento precisa de atenção especial o ano todo para evitar riscos ao veículo e aos passageiros.

ar-condicionado-carro-inverno
Foto: Envato

Independentemente da temperatura, é importante que o ar-condicionado seja utilizado pelo menos uma vez por semana. Todos os modelos, desde os mais antigos até os mais modernos, devem ser ligados por pelo menos cinco minutos semanalmente.

“Isso ajuda a prolongar a vida útil do aparelho, já que o gás de resfriamento é corrosivo e precisa circular pelas tubulações junto com um óleo para evitar a corrosão. Se o aparelho ficar desligado, esse óleo também fica parado e pode prejudicar o funcionamento do sistema”,

explica Mauro Cezar Candido, chefe de oficina da Ford Slaviero.

Garantir mais conforto é um dos principais objetivos do ar-condicionado, mas, para aproveitá-lo ao máximo, o motorista deve conhecer os detalhes e saber como utilizá-lo da melhor maneira. Há muitos mitos sobre o uso do ar quente, como gastar mais combustível, proliferar fungos e bactérias e causar mau cheiro.

Veja também:

“Muitos desses mitos não estão relacionados ao aquecimento em si, mas ao uso inadequado ou excessivo do aparelho. O aumento de consumo de combustível, por exemplo, ocorre ao se utilizar as temperaturas máximas, seja quente ou fria, ou ao deixar o ar ligado por muito tempo”,

esclarece Mauro.

Veja dicas de como evitar esses problemas:

  • Trocar os filtros de ar a cada 10 mil km é essencial para evitar a proliferação de fungos, bactérias e sujeiras que possam entrar no veículo, especialmente para quem, eventualmente, circula em estradas de terra.
  • Antes de chegar ao destino, desligue o ar e deixe a ventilação ligada. Isso ajuda a secar os dutos e evita mau cheiro no próximo uso.
  • Limpe o sistema por completo anualmente para evitar odores indesejados e acúmulo de sujeira.
  • Evite usar a recirculação por muito tempo para manter o calor interno. Abra as janelas de vez em quando para renovar o ar e garantir a entrada  de oxigênio para os passageiros.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa