Autoconhecimento é a chave para bem-estar de adolescentes em contexto pós-pandêmico

A adolescência pode ser uma fase conturbada e cheia de desafios, principalmente considerando que a geração atual de jovens vivenciou, além dos obstáculos típicos da idade, uma pandemia mundial e seus desdobramentos.

Foto: Helena Lopes

Falando sobre o ambiente escolar, houve uma alta de 171% de crianças e adolescentes fora da escola durante a pandemia, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além das implicações sanitárias, o vírus trouxe dificuldades econômicas e sociais para as famílias, o que consequentemente influencia o psicológico dos jovens.

Segundo uma pesquisa feita neste ano pelo Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, dos 642 mil estudantes – entre o 5º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio – ouvidos pelo instituto, 70% reportou quadros de ansiedade ou depressão ao serem consultados sobre o retorno do ensino presencial.

Neste cenário, o autoconhecimento pode ser a chave para que adolescentes atravessem essas dificuldades. “Fui professora por muitos anos e notava que meus alunos tinham uma preocupação muito grande com resultados. Eu os procurava para ajudar durante os intervalos e, então, fui os impulsionando-os para melhorar com a busca pelo autoconhecimento”, conta a escritora Heloiza Ronzani, professora com mais de 30 anos de experiência em organizações com desenvolvimento de jovens e adultos.

Com base na experiência acumulada em seu trabalho realizado com os alunos ao longo de décadas em que lecionou em escolas públicas e privadas em Niterói (RJ), sentiu a necessidade de compartilhar seus pensamentos e reflexões na obra, “Força Interior: A Única Fonte De Realização Possível”. 

Heloiza Ronzani também é palestrante em Desenvolvimento Humano e criadora do Programa “Expandindo o Potencial”. Ela é autora dos E-books “Desperte a Importância do Autoconhecimento”, “10 Passos Essenciais para Alcançar o Sucesso em 2021” e “Ansiedade Saiba Como Superar.”

Dwight Ronzani, co-autor do livro, é advogado, ex-defensor público, magistrado e professor no Rio de Janeiro, desde muitos anos se atentou para as interações entre a juridicidade e as abordagens psicossociais a ela atreladas, anotando essas repercussões em sua bagagem vivencial.

Saúde mental para jovens

Para os autores, em um contexto global no qual as informações circulam de maneira acelerada através de aparelhos eletrônicos como celulares e tablets, é comum nos sentirmos insuficientes e ansiosos. 

Um levantamento feito em 2021 pela Domo, empresa de software em nuvem, intitulado “Data Never Sleeps”, mostra que cerca de 340 mil Stories são publicados no Instagram, 41 milhões de mensagens são enviadas no WhatsApp e 500 horas de vídeo são vistas no YouTube mundialmente por minuto. Esse fenômeno conhecido como infoxicação acontece quando as informações em excesso geram o imediatismo.

“A busca pela saúde mental e pelo propósito é essencial nesse momento de pandemia e de excesso de informação, porque a atualidade exige um autoconhecimento e processo para que as pessoas possam lidar com possíveis traumas”, explica Heloiza.

Elas acreditam que o livro “Força Interior: A Única Fonte de Realização Possível” é um chamado para a autodescoberta na atualidade. “É um chamariz que atrai o leitor a buscar sua capacidade dentro de si. Todo mundo nasce com esse ânimo que vem de dentro, em busca de se autoavaliar e autoconhecer”, defende a escritora. 

Foto: Divulgação

O livro e os e-books estão à venda nas principais livrarias físicas e virtuais do país. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.