Brasileiros estão dispostos a viajar fora da alta temporada para evitar multidões

Uma pesquisa da Booking.com revelou que dois terços dos viajantes brasileiros (67%)* estão mais propensos a viajar durante a baixa temporada do que antes da pandemia, sendo a principal razão para isso o fato de que os locais ficam menos lotados. Uma outra pesquisa mostrou, ainda, que 7 em 10 (73%)** brasileiros visitariam um destino alternativo para evitar viajar durante a alta temporada. Pensando nisso, a Booking.com compartilha seis destinos incríveis para ajudar os viajantes a aproveitarem a baixa temporada, interagirem com a comunidade local e conhecerem um destino badalado sem ter que se preocupar com as multidões.

Foto: Divulgação

São Francisco, EUA

Localizada na costa oeste dos EUA, São Francisco sempre foi um dos destinos mais visitados por viajantes do mundo todo. E não é para menos, já que a cidade é conhecida pela icônica Golden Gate Bridge, por suas ruas íngremes e seus famosos bondes, por abrigar o primeiro bairro LGBTQ+ no país e por sua incrível cena gastronômica. Considerando tudo isso, não é nenhuma surpresa que ela seja bastante recomendada por viajantes da Booking.com para “viagens urbanas”. Como no verão a cidade fica bem movimentada com os turistas, a melhor época para visitar e conhecer esse destino é de setembro a novembro. Esse período também oferece as melhores temperaturas para passeios e caminhadas pela cidade.

Onde se hospedar: Uma boa dica para descobrir São Francisco é se hospedar no Fairmont San Francisco. Esse hotel histórico conta com quartos espaçosos, academia e spa com serviço completo e ainda oferece 3 experiências gastronômicas exclusivas. Os quartos do Fairmont incluem vista panorâmica da Golden Gate Bridge, da Ilha de Alcatraz, da Coit Tower e do centro financeiro.

Turim, Itália

Os pontos turísticos de Veneza e Roma são muito famosos, mas para curtir uma experiência italiana semelhante em uma cidade alternativa, Turim é o destino perfeito. Durante o verão, Turim fica lotada de turistas que enchem suas praças. Porém, também vale a pena visitar essa cidade do norte da Itália durante a baixa temporada. Apesar da chuva que pode cair de vez em quando durante os meses de novembro e dezembro, os viajantes conseguem driblar as filas e aproveitar tudo o que Turim tem para oferecer nessa época. Afinal, a cidade é conhecida por seus museus incríveis, belas igrejas e restaurantes maravilhosos. A cidade também é famosa por suas sobremesas e itens de confeitaria, incluindo o “gianduiotto” – uma iguaria de chocolate cremoso com avelã.

Onde se hospedar: O Corte Realdi Luxury Rooms Torino está situado no centro histórico de Turim. Os quartos contam com uma decoração luxuosa e moderna, com vista para o centro da cidade. A acomodação também tomou medidas para oferecer viagens mais sustentáveis e ecológicas, incluindo instalações sanitárias com eficiência hídrica, passeios e atividades organizadas por guias e empresas locais, além de alimentos de origem local.

Hokkaido, Japão

A ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, fica a apenas um curto voo de Tóquio. Ela é famosa por sua natureza, cultura, áreas de esqui cobertas de neve e comida deliciosa, principalmente quando o assunto envolve frutos do mar. Hokkaido é o refúgio perfeito em todas as estações. Contudo, pode ficar lotada no verão, quando oferece as condições ideais para trilhas a pé e passeios pelos seus muitos Parques Nacionais. O mesmo acontece durante o inverno, já que é um destino famoso para a prática de esqui e snowboard, graças à sua abundância de neve e resorts. Mas mesmo durante a baixa temporada, há muito para ver e fazer na ilha. Os viajantes podem aproveitar e relaxar nas fontes termais de Hokkaido ou podem conhecer um dos seus vulcões em uma visita guiada. Além disso, vale a pena experimentar alguns dos muitos restaurantes da região e saborear as cervejas japonesas, produzidas na área de Hokkaido.

Onde se hospedar: O ONSEN RYOKAN Yuen Sapporo está situado em Sapporo, a principal cidade de Hokkaido, e é um ryokan japonês tradicional. O local oferece quartos confortáveis, spa e instalações de bem-estar – incluindo banheira de água termal e sauna -, além de uma cerimônia de chá tradicional. O restaurante da propriedade oferece uma grande variedade de pratos da culinária japonesa. E devido à localização central da acomodação, o viajante também pode optar por conhecer um dos muitos restaurantes nas proximidades.

Cartagena, Colômbia

Localizada às margens do Mar do Caribe, Cartagena é conhecida por sua arquitetura, vida noturna animada, belas paisagens e praias. A cidade é também um ótimo destino para saborear a culinária sul-americana em uma de suas muitas opções gastronômicas. É possível conhecer o centro histórico de Cartagena, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1984, e cercado por quilômetros de muralhas antigas e ruas de paralelepípedos. Enquanto muitos turistas visitam a cidade durante os meses de verão, a melhor época para conhecer Cartagena é entre o final de novembro e o final de abril. Nesse período, o clima é mais seco e a cidade, menos lotada.

Onde se hospedar: Situado no coração de Cartagena, o Sophia Hotel é a estadia ideal para quem quer conhecer os edifícios coloniais em tons pastel de Cartagena, além de ficar a poucos passos das águas cristalinas do Caribe. Essa é a acomodação perfeita para pessoas que buscam cultura e relaxamento durante sua viagem. A propriedade oferece vistas do centro histórico da cidade.

Kotor, Montenegro

Essa cidade fortificada está localizada na costa do Mar Adriático, em Montenegro. Além de ser uma das mais antigas da Europa, é também considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e, ao longo dos anos, tornou-se cada vez mais badalada entre os turistas. É fácil entender o motivo. Além de ser cheia de história, a cidade conta com belas praias e oferece acesso à natureza para a prática de atividades ao ar livre. Sendo assim, é o destino perfeito para todo tipo de viajante. Com temperaturas quentes e praias para aproveitar, visitar Kotor durante o verão é uma ótima ideia. Em novembro, no entanto, a temperatura ainda é muito agradável, mas a cidade fica bem menos lotada. Assim, os viajantes podem realmente aproveitar um passeio pelo Centro Histórico de Kotor. E para quem quer curtir uma praia, ainda é possível aproveitar uma visita à costa até novembro.

Onde se hospedar: No Palazzo Sbutega, os viajantes acordam com uma vista incrível para o mar e para as montanhas. Esse aconchegante B&B conta com design moderno e está situado a uma curta caminhada da praia. Para conhecer os arredores, é possível alugar uma bicicleta e pedalar pela cidade histórica.

Bali, Indonésia

Para muitos viajantes globais, Bali sempre esteve no topo da lista de desejos. Muitas páginas do Instagram estão repletas de imagens do cenário, comida, natureza e cultura dessa bela ilha indonésia. Por ser um destino turístico muito procurado, Bali pode ficar bem lotada de junho a agosto. Por isso, a melhor época para visitar e conhecer a ilha é, na verdade, entre setembro e novembro. Nesse período, tudo fica verde, o que reforça ainda mais a sensação de ilha tropical paradisíaca. E com menos pessoas e tráfego na região, essa é a época perfeita para se reconectar e curtir a rica cultura da ilha. Essa é ótima uma oportunidade para 87%)** dos viajantes brasileiros que concordam que conhecer uma nova cultura os ajuda a se desconectar da rotina diária.

Onde se hospedar: Cercado por arrozais, o Bliss Ubud Spa Resort é uma acomodação tranquila, a uma curta distância de carro do centro da cidade de Ubud, que está situada no coração de Bali. Os viajantes encontram descanso e relaxamento na propriedade, já que ela conta não só com uma sala dedicada para sessões de yoga, mas também com massagem balinesa tradicional, oferecida no spa. Caso o hóspede queira explorar a área verde ao redor, serviços de aluguel de bicicletas e de reserva de passeios estão disponíveis no local.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 47.728 entrevistados em 28 mercados. Para participar dessa pesquisa, os participantes deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em novembro de 2020.

**A pesquisa Previsões de Viagem para 2022 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.055 pessoas em 31 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2021.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.