Busca por cirurgias plásticas crescem com a chegada do verão

Segundo pesquisa da Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica (ISAPS), divulgada em 2022, o Brasil segue despontando no ranking internacional de realizações de cirurgias plásticas, ocupando o segundo lugar com mais de 1 milhão de cirurgias realizadas em 2020. Entre os procedimentos mais realizados estão cirurgias no rosto/cabeça, corpo e extremidades e aumento da mama, sendo que, entre eles, a abdominoplastia foi apontada como a mais popular entre as opções, com mais de 100 mil procedimentos realizados.

Foto: stefamerpik/ Freepik

Esses dados reforçam a relevância que o corpo tem para boa parte dos brasileiros, questão que aumenta com a aproximação do verão. “Muitas pessoas procuram por intervenções cirúrgicas ao perceberem que a alta temporada do verão está chegando. As razões são várias, mas geralmente estão ligadas a necessidade de elevar a autoestima e a aceitação estética num período em que o corpo fica mais à mostra. E mesmo que não exista uma regra sazonal para a realização das cirurgias, é importante atentar para o pós-cirúrgico”, afirma o médico especialista em cirurgia plástica, Bruno Legnani.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2021, no período pós-pandemia, o aumento das cirurgias foi de 60% a 70% nas buscas por tratamentos de contorno corporal antes do verão, uma tendência que deve ser mantida este ano. “Tivemos um boom de cirurgias no período pós-pandêmico, algo que se manteve também nesse ano, sendo que os procedimentos mais procurados pelas mulheres seguem sendo a lipoaspiração, a prótese de mama e a gluteoplastia. Já entre os homens, a lipo para definir o abdômen, pálpebras, face e abdominoplastia são os mais buscados”, conta o médico. 

Cuidados na recuperação

Bruno conta que é muito importante entender sobre o tempo de recuperação e pós-operatório, principalmente numa época em que a exposição ao sol é maior. Para isso o médico indica algumas cuidados nessa época do ano:

Faça um planejamento cuidadoso

Durante o verão, com a incidência do calor, pode ocorrer uma vasodilatação e o pós-operatório pode demorar mais, dependendo da cirurgia. Por isso, planejar  o período de recuperação é muito importante, afinal, você precisa garantir o repouso durante o tempo definido pelo médico-cirurgião. Se possível programe suas férias, seja do trabalho ou dos estudos, para assegurar o tempo necessário de recuperação em total repouso e sem outras preocupações além do pós-operatório.

Hidrate-se

Temperaturas elevadas exigem um cuidado maior com a hidratação, principalmente no  pós-operatório de uma cirurgia plástica, que requer um corpo bem hidratado para que haja uma recuperação mais rápida e um processo de cicatrização mais eficiente. Para isso, é indicado consumir mais água e investir em sucos, sobretudo os de laranja, limão e tangerina, que são frutas ricas em vitamina C, o que ajuda na cicatrização. Evite o excesso de bebidas muito açucaradas e o álcool.

Atenção à exposição ao sol

O sol não é indicado para quem está se recuperando de uma cirurgia plástica. Sendo assim é importante reforçar os cuidados nas primeiras semanas após o procedimento cirúrgico, evitando a exposição aos raios solares. Esses cuidados devem permanecer no primeiro mês após a cirurgia ou até o inchaço ceder. Passado esse período, se o médico autorizar, pode ocorrer a exposição gradual ao sol, porém não esqueça de utilizar protetor solar, sobretudo na região cicatrizada.

Cuidado com o mar e piscinas

Durante o período do pós-operatório, não é recomendado frequentar praias ou piscinas, pois isso pode aumentar os riscos de infecção na região operada. O tempo indicado para voltar a frequentar esses ambientes vai depender da cirurgia realizada, mas em geral é de dois meses.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.