Como ajudar crianças e adolescentes a melhorar a autoestima

A autoestima é um conceito individual que se constrói ao longo de uma vida. É o conjunto de crenças e sentimentos que temos sobre nós mesmos, são as nossas “auto-percepções”. A forma como nos definimos influencia em nossas motivações, atitudes e comportamentos, afetando o nosso equilíbrio emocional. 


É muito importante trabalhar as bases da autoestima e fomentar um bom autoconceito para poder desenvolvê-la na adolescência e nas demais fases da vida. Durante a puberdade e os primeiros anos da adolescência, os jovens experimentam uma baixa autoestima que vai se recuperando progressivamente. 

Atualmente já existem algumas explicações para esse fenômeno. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, nos últimos 10 anos, houve um aumento de 141%, de procedimentos estéticos feitos em jovens, de 13 a 18 anos. Uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutoras, em 2018 apontava-se que 55% das pessoas disseram que a rinoplastia foi feita no intuito de se saírem bem na selfie.

Veja esta matéria em:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa