Como harmonizar bebidas e raclette além do tradicional vinho

Com pouco mais de um mês de temperaturas baixas pela frente, você está atento às tendências gastronômicas do Inverno 2022? Entre as mais procuradas está a raclette. O prato, que compartilha das mesmas origens do fondue, tem como base um grande pedaço de queijo aquecido até derreter aos poucos. Quando estiver no ponto, o ingrediente principal é derramado sobre as guarnições, que costumam variar entre carnes, vegetais e pães.  

Foto: Divulgação

Ainda dá tempo de aproveitar a iguaria no frio deste ano. Com mais de 400 anos de história, a raclette saiu da região dos Alpes Suíços diretamente para o cardápio do Indaiá, restaurante especializado em fondue, de Itapema (SC). E para quem busca uma experiência ainda mais completa, não há nada melhor do que harmonizar o prato com a sua bebida preferida. “O vinho é a escolha ideal para quem não quer errar. Mas, que tal inovar ou provar sabores diferentes? Você também consegue uma harmonização perfeita com outras bebidas, como espumantes, cervejas e até drinks com ou sem álcool”, sugere Gustavo Piffer, chef e sócio do Indaiá. 

Confira abaixo as dicas que o chef separou para harmonizar bebidas e raclette além do tradicional vinho.

  1. Ouse com moderação: com os mesmos ingredientes, o espumante é um vinho que passa por uma segunda fermentação. Logo, para quem procura algo diferente, mas ainda simples de harmonizar, essa é a escolha ideal. Com queijos, a dica é o brut rosé. “Bruts são versáteis, sendo uma escolha mais fácil. O rosé, por exemplo, conta com um sabor que complementa a receita e a acidez apropriada para limpar as papilas da gordura do queijo. Se você gostar, é uma ótima opção”, sugere Gustavo. 
  1. Para os amantes da cerveja: não é comum acompanhar cerveja com pratos que levam o queijo como base, mas você não precisa deixar a sua bebida preferida de lado. O chef explica que para essa harmonização, a principal dica é igualar a potência de sabores dos ingredientes. “Quanto mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja. Por isso, sempre escolha a bebida após decidir o ingrediente principal. Se a raclette levar os queijos mais tradicionais, como o gruyère e o emmental, o ideal é optar por cervejas leves, como a pilsen”. 
  1. Álcool não é obrigatório: quando o assunto é harmonização de bebidas, logo surgem diversas opções alcoólicas. Se você prefere drinks sem álcool, saiba que também é possível encontrar uma harmonização perfeita. “Na combinação com queijos, opte pelas bebidas mais cítricas, com limão ou laranja na composição, por exemplo. O cítrico é uma ótima opção para acompanhar alimentos mais gordurosos, já que amenizam o forte sabor desses produtos”, explica o chef.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.