Como alcançar o sucesso profissional

Especialista dá dicas para alavancar a carreira e se desenvolver cada vez mais

Dados da pesquisa realizada pela Randstad apontam que para 75% dos profissionais brasileiros, a progressão de carreira é o ponto mais importante da jornada profissional. Porém, embora os números sejam altos e mostrem que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com o desenvolvimento profissional, crescer na carreira ainda é algo muito desafiante e que exige uma série de passos que envolvem o desenvolvimento pessoal e profissional.

Foto: Divulgação

Para a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, embora muitas pessoas busquem ter sucesso na carreira, nem todos conseguem alcançar e acabam se perdendo pelo caminho. “Querer ter progressão na carreira não quer dizer que se está caminhando no sentido correto. Muitas vezes nos preocupamos mais em atingir um objetivo e menos em ‘como’ chegar nele, pois isso exige planejamento e um entendimento dos nossos reais valores”.

Segundo Daniella, ter uma carreira de sucesso é algo muito subjetivo, que tem relação com o que desejamos conquistar em nossas vidas. Para que isso aconteça é necessário ter metas muito claras e segui-las criteriosamente. “Para termos êxito em qualquer área da vida, é preciso ir além de apenas sonhar, é preciso dedicação, tempo e muita coragem. Também é necessário planejar da forma mais específica possível, colocando metas temporais e que possam ser metrificadas e além disso, ir atrás das melhores oportunidades para aquele objetivo”, explica a coach.  

Como alcançar uma carreira de sucesso

O sucesso é algo subjetivo, pois vai de encontro com os desejos individuais. Para algumas pessoas, ele pode significar ser reconhecido na empresa onde trabalha, ter oportunidades de chegar num alto cargo, já para outras pode significar ter mais tempo para a família, morar na praia ou ter o próprio negócio. “A subjetividade é parte do ser humano, é o que faz cada um ser o que é, portanto é fundamental entender o que nos move e nos faz feliz antes de tudo. Com isso claro, fica mais fácil entender qual caminho seguir”.

Porém, Daniella explica que apesar do sucesso ser um conceito variável, é necessário estabelecer objetivos claros para alcançar o tão sonhado status de “bem-sucedido(a)”. Pensando nisso a coach dá cinco dicas para alavancar o sucesso profissional:

Autoconhecimento: o primeiro passo é se conhecer e entender quais atividades fazem sentido para o seu crescimento. “Saber que tipo de atividade você realmente se identifica, entender as suas habilidades e os pontos a serem desenvolvidos é a parte principal, e isso nem sempre é fácil de se fazer sozinho. Neste ponto é importante buscar ajuda, seja de um mentor, seja fazendo terapia, meditação ou mesmo coaching, pois são formas de entender o que faz sentido na sua vida”.

Foco: passando pelo autoconhecimento e definindo os objetivos de vida, fica mais fácil entender para onde ir. Com isso em mente é preciso ajustar a rotina para ter foco naquilo que você mesmo definiu como prioridade. “O foco é como ligar uma lanterna que irá guiar o caminho para o sucesso. Este é um ponto importante e que exige disciplina, pois é necessário evitar distrações e acreditar em si próprio. Além disso, o caminho para o sucesso não é algo imediato e sim um objetivo que deve ser levado pela vida inteira. Estabeleça a sua prioridade e apenas ela deve te guiar. Evite fazer o que é fácil, foque no que é importante”.

Planejamento: esta etapa deve ser feita com a ajuda de papel e caneta, pois ela deve ser minuciosa e muito organizada, com datas definidas e prazos para execução. “Você é o seu chefe e precisa fazer entregas que vão te levar ao sucesso. Para isso defina metas de curto, médio e longo prazo e cumpra o cronograma o mais fielmente possível. O planejamento não é algo inflexível, mas precisa de constância, portanto reveja como estão os seus planos periodicamente, mas nunca deixe de executá-los”.

Execução: a execução é a ação de colocar em prática os passos planejados. “De nada adianta um belo planejamento se você não o colocar em prática, portanto mão na massa e muita proatividade. O medo de errar é algo normal, e provavelmente o erro irá acontecer diversas vezes. Aprenda com ele e siga agindo, apenas dessa maneira é possível superar obstáculos e crescer”.

Disciplina: essa é uma grande ferramenta para o sucesso e portanto deve fazer parte da sua rotina, mesmo em dias mais difíceis. “Momentos ruins vem e vão, mas o importante é se manter firme no seu propósito. Caso precise, reveja o planejamento e crie novas ações, mas sempre mantendo o foco nos seus objetivos. Devagar e sempre, afinal você está, sobretudo, criando a vida que quer para você e experienciando a caminhada do seu desenvolvimento profissional e também pessoal”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.