O que é lazy job e como a geração Z impacta o mercado de trabalho

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados da década de 1990 e anos 2010, está revolucionando o mercado de trabalho com o conceito do lazy job.

o-que-e-lazy-job
Foto: Adobe Stock

Este termo, disseminado no TikTok pela influenciadora Gabrielle Judge, tem provocado discussões entre jovens que buscam um modelo de trabalho remoto, menos estressante e bem remunerado.

De acordo com o IBGE, a Geração Z já representa mais de 23% da população economicamente ativa do Brasil, destacando a importância dos novos ideais de trabalho que essa geração está construindo.

Alexandre Weiler, consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, enfatiza que a tendência do lazy job está associada à procura por um equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida, desafiando convenções tradicionais sobre carreiras.

Weiler explica que a mentalidade da Geração Z busca propósito, equilíbrio e autonomia, transformando gradualmente o cenário do mercado de trabalho.

Ele ressalta que essa geração desafia as normas anteriores de sucesso no trabalho, valorizando uma carreira alinhada com seus valores e aspirações pessoais.

O que é o lazy job?

Embora o termo seja recente, esse modelo de trabalho emergiu durante a pandemia, quando a busca por métodos de trabalho distintos aumentou. O lazy job se baseia em:

  • Flexibilidade de horários para equilibrar vida profissional e pessoal.
  • Trabalho remoto ou híbrido, priorizando a liberdade geográfica.
  • Empreendedorismo, com jovens criando seus próprios negócios.
  • Busca por propósito, alinhando valores pessoais com o trabalho.
  • Aprendizado contínuo, investindo em desenvolvimento profissional.
  • Impacto nas empresas

O conceito do lazy job está transformando a dinâmica corporativa, exigindo que as empresas se adaptem a novas realidades e busquem reter talentos da Geração Z.

Weiler destaca a importância das empresas oferecerem flexibilidade, oportunidades de aprendizado e um ambiente de trabalho equilibrado para atrair esses talentos.

Ele enfatiza que o lazy job não representa falta de ambição, mas sim um modelo que valoriza a produtividade, autonomia e qualidade de vida.

É um formato que enfatiza eficiência sem comprometer o bem-estar, rompendo com a tradicional rotina de trabalho das 9 às 5 em busca de uma melhor qualidade de vida.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.