Confira cinco cidades para viajar no inverno

Estamos no inverno aqui no Brasil, e é natural que a procura por roteiros em cidades com o clima mais frio aumente de forma considerável. Há diversos lugares que se destacam no segmento turístico pelas suas belezas naturais aliadas ao charme da estação mais gelada do ano.

Diamantina, em Minas Gerais. Foto: Reprodução/Prefeitura de Diamantina

O Brasil possui diversos destinos turísticos para quem deseja aproveitar as temperaturas mais baixas e planejar uma viagem. E claro, tomando todos os cuidados durante a pandemia de Covid-19.

Confira:

Diamantina – Minas Gerais

Diamantina fica a 300 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade guarda muita história em relação ao seu passado. No século XVIII a principal atividade econômica era a extração de diamantes, de onde se origina seu nome.

Entre os atrativos turísticos estão as ruas com calçamento de pedra, igrejas de séculos passados e casarões históricos. A culinária típica é um dos grandes destaques de uma cidade que parece que parou no tempo.

Lugares como o Museu do Diamante, a Casa de Juscelino Kubitschek, o Mercado Municipal e a Igreja Nossa Senhora do Carmo fazem parte do roteiro de visitas de todo turista.

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

A serra gaúcha apresenta cenários europeus aos turistas. Bento Gonçalves, distante duas horas de carro de Porto Alegre, é considerada a capital da uva e do vinho. Lá, os costumes e tradições italianas são preservados atraindo turistas de todo o Brasil. O Vale dos Vinhedos concentra as maiores vinícolas da região em meio a um vale de parreirais. A visitação é aberta ao público e o turista é convidado a degustar os vinhos, alguns raros, direto das adegas.

O passeio com o trem da Maria Fumaça começa na Estação Férrea de Bento Gonçalves e termina na vizinha Carlos Barbosa. Há música e dança dentro dos vagões, em um resgate às tradições dos imigrantes. Há paradas para degustação de vinho e suco de uva.

Teresópolis – Rio de Janeiro

A região serrana do Rio de Janeiro é famosa pelas suas aprazíveis cidades. Uma delas é Teresópolis, em que belas paisagens aliadas ao clima de montanha encantam os visitantes. O Parque Nacional dos Órgãos oferece várias atividades para os ecoturistas. Trilhas com vários níveis de dificuldade, muitas cachoeiras e rios para explorar. No parque é possível ainda se deparar com sítios históricos e escombros de velhas fazendas.

Urubici – Santa Catarina

O pequeno município de Urubici é um dos lugares mais frios do país. A altitude chega a 918 metros e atrai muitos turistas dispostos a desbravar cachoeiras, cânions e montanhas. Na mesma região fica a Serra do Rio do Rastro. A subida é muito sinuosa e exige bastante perícia do motorista. São 284 curvas até o topo, onde um mirante aguarda o turista.

Gramado – Rio Grande do Sul

A cidade de Gramado, na serra gaúcha, é o destino de inverno mais conhecido no Brasil. Cidade aconchegante, suas atrações são muitas. A gastronomia é variada, há meios de hospedagem para todos os bolsos e várias lojas de chocolate para satisfação dos turistas. O clima é ameno o ano inteiro, mas no inverno a temperatura cai bastante. Nos dias mais frios uma bruma envolve a cidade deixando-a com ares europeus.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.