Conforto, botas e cores intensas marcam a chegada do Outono na moda brasileira

Entre as principais tendências para a estação estão clássicos como o xadrez, animal print e mix de texturas

Foto: Monstera/ Pexels

O Brasil é um país tropical, de grandes dimensões geográficas, e parte dele não tem estações do ano muito bem definidas como em outros lugares no mundo. Moradores de algumas regiões brasileiras costumam brincar que conseguem vivenciar as quatro estações do ano em um mesmo dia, dependendo de onde estão, podendo enfrentar clima ameno, calor, chuva ou falta de umidade em um curto espaço de tempo. 

Apesar disso, é notória a diferença da transição climática do verão para o outono, que começou no dia 20 de março. Temperaturas mais agradáveis e muito vento, ao invés de chuvas, marcam o que chamamos de meia-estação e refletem diretamente na forma de vestir da população. É nesse momento em que tendências mais sóbrias e clássicos consagrados da moda voltam ao cenário, deixando para trás as variações fresh e o corpo à mostra no período primavera/verão. 

Foto: Divulgação/Loja Neuza Leão

De acordo com a estilista, consultora de moda e sócia-proprietária do Espaço Integrado de Moda do Shopping Estação Goiânia, Maristela Barbosa, clássicos como xadrez, animal print, couro, transparência e mix de texturas serão apostas certeiras para os próximos meses, sempre alinhando a beleza ao conforto das peças. 

“A pandemia mudou por completo a forma das pessoas se vestirem, por isso, o conforto se tornou indispensável, independentemente da estação do ano ou ocasião. Conjuntos, peças mais soltas, a combinação de cores intensas com outras mais sóbrias, já deixaram de ser tendência e se consolidaram na moda outono/inverno”, afirma ela.

“As produções de outono/inverno costumam ter estampas mais discretas, cores neutras ou pontos focais de cor, mas para 2022, percebemos uma grande influência das cores, principalmente quando mesclada com outras mais fechadas. Nessa temporada podemos destacar também as padronagens das peças. Mesmo as mais tradicionais, ganharão um toque de modernidade, alegria e feminilidade. A transparência também ganha um lugar especial nas produções, lembrando que a mesma deve ser trabalhada para a sensualidade e não, vulgaridade”, reforça a consultora.

Queridinhos

Maristela aponta que algumas peças também devem aparecer como queridinhas da estação. Ela evidencia as peças oversized (peças em tamanho único feitas para todos os corpos) e minissaias. “As peças oversized estão muito em alta. Sejam elas blazers, vestidos, casacos, principalmente, quando são de alfaiataria ou no bom e velho jeans, que todo mundo aprova. A minissaia também aparece como sendo uma das preferidas deste outono, inclusive nas passarelas das grandes semanas de moda, como a de Paris, recentemente”.

“Não podemos esquecer que o animal print sempre está entre as preferências para essa época do ano. Onça e zebrado também ganham os holofotes, assim como elementos da natureza, como galhos e folhagens. Nesta temporada também acho relevante falarmos dos plissados e plumados que estão com tudo”, diz ela.

Por fim, para completar a composição dos look, a consultora valoriza as botas como a preferência. “As botas modelo over the knee – acima do joelho, e as de modelos abaixo do joelho, sempre chegam com tudo no outono/inverno, assim como os coturno. Como em alguns lugares, mesmo com clima menos quente, também é possível calçados abertos, os tamancos devem continuar como tendências, valorizando o estilo de todas as mulheres”, pontua. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.