Conheça a pêssanka, o ovo colorido à mão

A leveza da mão da artesã cria traços coloridos em ovos de aves. A arte de colorir é chamada de pessankas e revela aspectos da cultura ucraniana há quase mil anos

A leveza da mão da artesã cria traços coloridos em ovos de aves. A arte de colorir é chamada de pessankas e revela aspectos da cultura ucraniana há quase mil anos

O primeiro passo para escrever através de curvas é escolher os ovos brancos de galinha ou outras aves. Não importa o tamanho deles. Segunda etapa é furar e limpar o ovo através de uma seringa só com ar. Aos poucos clara e gema saem da casca.

A artesã que trabalha com as pessankas desliza com o lápis contornando os desenhos. Na sequência utiliza cera de abelha pura e uma vela para moldar o esboço. Após a moldura é hora de mergulhar nas tintas e secar com muito cuidado para não borrar. Cada ovo demora em média três horas para ficar pronto. Alguns levam muito mais tempo, dependendo do grau de dificuldade dos símbolos. No folclore ucraniano as pessankas assumem poderes de proteção, capazes de livrar as famílias do mal, atraindo riqueza, prosperidade e saúde. Caso o amuleto quebre, ele não poderá ser jogado no lixo comum. A simbologia dos desenhos tem significados diferentes. As linhas curvas simbolizam o cristianismo, fé e a cultura ucraniana.

A última etapa do processo é o banho na cor preta. Esse é o momento da revelação de tudo que foi pintado. Aos poucos a obra de arte aparece. Os detalhes riscados com perfeição ganham cores em cima da chama da vela. A surpresa fica para o final com resultado da pessanka colorida feita em ovo de gança. As pessankas normalmente são forma de demonstrar afeto e carinho a pessoas mais próximas.

Veja mais detalhes na reportagem completa do Destaque Ponta Grossa e região desta quarta-feira (03):