Conheça os benefícios do cacau

O consumo do cacau traz inúmeros benefícios para saúde, ele ajuda a combater o colesterol e reduz a pressão arterial

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate. Essa semente é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue.

Além de ser antioxidante, o cacau também é anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular. Para obter estes e outros benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 gramas de chocolate amargo, o que corresponde a 3 quadradinhos, aproximadamente.

Os principais benefícios do cacau são: combate ao colesterol, melhora o humor, reduz a pressão arterial, ajuda o coração, ajuda na saúde respiratória, auxilia no emagrecimento, cura feridas e cuida da pele.

De acordo com a associação brasileira da indústria de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados, o mercado brasileiro ocupa o quinto lugar no ranking global de chocolate com um consumo per capita anual de 2,5 quilos.

Veja mais detalhes sobre este caso na reportagem completa do Destaque Ponta Grossa e região desta sexta-feira (26):