Conheça os diversos tipos de chocolate

Os princípios bioativos presente no cacau trás inúmeros benefícios para a nossa saúde. Cada tipo de chocolate tem uma função diferente, se ingerido em quantidades moderadas

Chocolate faz bem, desde que consumido em quantidades moderadas. Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos.

Imagem: reprodução/Destaque Ponta Grossa

Uma pesquisa recente desenvolvida no instituto nacional de agronomia da França mostra que, independentemente da cor, o chocolate é rico em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcaloides, polifenóis e os famosos antioxidantes. Todas essas características formam uma lista de motivos que evidenciam como esse alimento faz bem à saúde. Algumas delas são:

– O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar;

– O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial;

– Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético;

– Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral;

– Reduz o estresse e alivia dores.

Benefícios do chocolate:

Chocolate Ruby

Sem adição de aromatizantes ou outros produtos químicos para chegar à tal coloração, esse tipo de chocolate o tipo de cacau se diferencia, pois, é aquele cuja fruta possui sementes na cor rosada. Rico em ácido cítrico, antioxidantes e com uma característica menos doce, é ideal para quem procura fontes de vitaminas a e b.

Chocolates meio amargo e amargo:

Tipo amargo concentra entre 60% e 85% de cacau, enquanto o meio amargo contém, em sua composição, de 40% a 55% do elemento. São ótimos aliados da circulação sanguínea e aumentam o colesterol bom (conhecido como HDL), além de serem ricos em magnésio, ferro e selênio. Ingerindo um quadradinho de uma barra de chocolate diariamente, será possível notar redução do apetite e aumento do metabolismo.

Chocolate ao leite

É um tipo de chocolate mais doce e cremoso, por conter menos cacau em sua fórmula, sendo assim um dos tipos menos benéficos à saúde. Por possuir menos gordura hidrogenada na composição, é menos calórico.

Chocolate branco

É um chocolate produzido através da manteiga do cacau, sendo mais calórico que os demais. Contudo, seus benefícios estão na característica de não ter cafeína em sua composição, além de oferecer mais energia para o corpo.

Veja mais detalhes sobre este caso na reportagem completa do Destaque Ponta Grossa e região desta sexta-feira (26):

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.