Consórcio ou financiamento de veículos: quais as vantagens e desvantagens

Você sabe a diferença de um consórcio para um financiamento? Sabe quais as vantagens e desvantagens para levar em conta na hora de escolher o seu? Neste texto, falaremos um pouco mais sobre essas formas de compra. 

Consórcio 

Apesar da principal vantagem do consórcio, que são as taxas menores, ele também apresenta algumas dificuldades que podem afastar certos compradores. A principal taxa a ser paga é a da administradora do consórcio que gira em torno de 14% a 20% do valor total do veículo. Além dela, podem surgir ainda despesas com fundo de reserva e seguro de vida. 

Contudo, mesmo com elas, as parcelas costumam ser amenas e mais flexíveis, dando a oportunidade do comprador decidir qual o tamanho do seu investimento naquele mês. Entretanto, a principal desvantagem é a demora na contemplação. Elas são feitas por sorteios geralmente ligados ao valor pago naquele mês. Caso não seja contemplado, existe o risco de conseguir ter o veículo em mãos apenas no final do pagamento. 

Financiamento 

Os financiamentos são as formas mais populares, entre os brasileiros, de adquirir um veículo. A principal desvantagem quando se fala nesse modelo de compra está nos valores altos cobrados em juros pelas instituições financeiras. 

A principal vantagem é que, diferente do consórcio, é possível usufruir dos benefícios de possuir um veículo enquanto ainda paga por ele. Ou seja, você já sai da concessionária com seu veículo, sem ser preciso esperar e torcer para ser contemplado, sem a espera desconfortável do consórcio. 

É claro que não é possível ignorar os problemas do financiamento com os juros abusivos e o fato de que a instituição financeira pode requisitar o veículo no caso de as prestações não serem pagas da forma correta. 

Contudo, existe uma maneira muito fácil de lidar com esses obstáculos e ainda usufruir dos benefícios de sair da concessionária dirigindo o seu veículo, basta negociar o seu financiamento com a ajuda da Solução Financeira. Ela já prestou assessoria e garantiu resultados de até 70% de desconto para mais de 50 mil pessoas. 

Agora você já sabe quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade de compra, a decisão é com você.