Consórcio ou financiamento de veículos: quais as vantagens e desvantagens

Você sabe a diferença de um consórcio para um financiamento? Sabe quais as vantagens e desvantagens para levar em conta na hora de escolher o seu? Neste texto, falaremos um pouco mais sobre essas formas de compra. 

young man choosing a car in a car showroom

Consórcio 

Apesar da principal vantagem do consórcio, que são as taxas menores, ele também apresenta algumas dificuldades que podem afastar certos compradores. A principal taxa a ser paga é a da administradora do consórcio que gira em torno de 14% a 20% do valor total do veículo. Além dela, podem surgir ainda despesas com fundo de reserva e seguro de vida. 

Contudo, mesmo com elas, as parcelas costumam ser amenas e mais flexíveis, dando a oportunidade do comprador decidir qual o tamanho do seu investimento naquele mês. Entretanto, a principal desvantagem é a demora na contemplação. Elas são feitas por sorteios geralmente ligados ao valor pago naquele mês. Caso não seja contemplado, existe o risco de conseguir ter o veículo em mãos apenas no final do pagamento. 

Financiamento 

Os financiamentos são as formas mais populares, entre os brasileiros, de adquirir um veículo. A principal desvantagem quando se fala nesse modelo de compra está nos valores altos cobrados em juros pelas instituições financeiras. 

A principal vantagem é que, diferente do consórcio, é possível usufruir dos benefícios de possuir um veículo enquanto ainda paga por ele. Ou seja, você já sai da concessionária com seu veículo, sem ser preciso esperar e torcer para ser contemplado, sem a espera desconfortável do consórcio. 

É claro que não é possível ignorar os problemas do financiamento com os juros abusivos e o fato de que a instituição financeira pode requisitar o veículo no caso de as prestações não serem pagas da forma correta. 

Contudo, existe uma maneira muito fácil de lidar com esses obstáculos e ainda usufruir dos benefícios de sair da concessionária dirigindo o seu veículo, basta negociar o seu financiamento com a ajuda da Solução Financeira. Ela já prestou assessoria e garantiu resultados de até 70% de desconto para mais de 50 mil pessoas. 

Agora você já sabe quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade de compra, a decisão é com você.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.