5 coisas que você precisa saber sobre rinoplastia

Especialista explica principais dúvidas sobre o procedimento

A rinoplastia tem sido um dos assuntos mais comentados do momento, sobretudo por conta da realização da cirurgia em rostos famosos. A popularidade da rinoplastia aumentou cerca de 40% em relação ao início dos anos 2000, com a evolução constante das técnicas cirúrgicas

Foto: Unsplash

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética indicam que essa é uma das cirurgias mais procuradas pelos brasileiros, e ocupa o segundo lugar entre os procedimentos mais realizados pelo público masculino. 

O público da terceira idade, acima de 60 anos, também se destaca entre os que estão buscando procedimentos estéticos – como a rinoplastia, saltando de 5,4% para 6,6% antes da pandemia.

Em 2020, segundo a ABCPF (Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face), a cirurgia do nariz foi o procedimento facial mais realizado entre os brasileiros. Neste mesmo ano, de acordo com um levantamento da Isaps, mais de 87 mil rinoplastias foram realizadas no Brasil. O termo “rinoplastia” foi o mais buscado no Google Trends no primeiro semestre de 2022.

“A cirurgia de rinoplastia é um procedimento completo, que pode abranger as mais diversas necessidades. Seja para alterar o tamanho, para corrigir alguma questão estética, são várias as possibilidades”, explica o otorrinolaringologista especialista em rinoplastia, Dr. Victor Gebrim. 

O especialista respondeu algumas das principais dúvidas sobre a cirurgia plástica de nariz, confira

Como saber se eu preciso fazer uma rinoplastia redutora?

A rinoplastia redutora tem como objetivo proporcionar um perfil mais harmônico. Durante esse procedimento, é realizada a redução das estruturas nasais, modelando o esqueleto nasal e, dependendo da necessidade, retirando partes ósseas ou estruturas cartilaginosas. Quem pode dar a indicação desta cirurgia é o otorrinolaringologista, que avaliará cada caso individualmente. 

O que é a rinoplastia de aumento? 

Muita gente pensa que a rinoplastia é utilizada apenas para a redução das dimensões do nariz, mas na realidade existem diversas possibilidades. Uma delas é a rinoplastia de aumento, que pode ser aplicada em pessoas que têm aparência de afundamento na região. 

O que é a columela?

Columela é a fenda que divide as narinas, e é um dos principais motivos de insatisfação no consultório. Quando a columela é muito grande ou muito pequena, o paciente se sente incomodado, e é possível ajustar a partir do procedimento cirúrgico.

Dá para operar apenas a parte de cima do nariz?

A “parte de cima do nariz” é chamada de dorso nasal, e sim, pode ser redimensionada, tanto para aumentar quanto para diminuir, levando em consideração as características do rosto do paciente.

A rinoplastia é um procedimento exclusivamente estético?

A resposta é não, e isso vai depender da necessidade de cada paciente. Há quem precise apenas da cirurgia estética, mas também há quem precise da chamada rinoplastia funcional. Este é um procedimento que vai além da estética, promovendo alterações na estrutura nasal para melhorar a função do nariz, como na respiração, por exemplo. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.