Dia Internacional da Felicidade: especialista dá dicas para conquistar a felicidade em todas as áreas da vida

Estudo aponta que 83% dos brasileiros se consideram felizes; o país é o quinto mais feliz do mundo

Dados do Estudo Global da Felicidade, pesquisa realizada pela Ipsos, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, atestam que os brasileiros estão mais felizes. São 83% dos entrevistados que se consideram felizes, uma alta de 20 pontos em relação ao último levantamento, feito em 2021. A pesquisa, que foi realizada em 32 países, indica também que o Brasil é o quinto país mais feliz do mundo.

Foto: Divulgação

Para estimular ainda mais o sentimento de felicidade e as políticas públicas a favor dessa questão, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade. Mas afinal, existe uma receita para a felicidade? Segundo a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, a resposta para essa pergunta é sim. “A felicidade é um estado de espírito que, diferentemente do que muitos possam pensar, não está baseado em fatores externos e sim numa busca pessoal de colocar a felicidade de forma permanente em todas as áreas da vida”, explica.

Sendo um conjunto de realizações com potencial de agregar uma vida plena, Daniella conta que o autoconhecimento é a principal forma de implementar a felicidade como forma de vida. “O processo de autoconhecimento passa por 11 diferentes áreas da vida: emocional, espiritual, relação com parentes, relação conjugal, relacionamento com os filhos, relações sociais, saúde, intelectual, servir ao próximo, financeira e profissional. Quando aprendemos a potencializar todas essas áreas, podemos chegar mais próximos ao estado de espírito da felicidade plena. Porém isso não acontece de uma hora para outra e nem de maneira definitiva, sendo necessário um esforço contínuo para sua manutenção”.

Potencializando as áreas da vida

Alcançar a felicidade também dá trabalho e exige disciplina, já que o esforço deve ser constante. Ao pensarmos que a felicidade é algo que está dentro de nós, o primeiro passo para acessá-la é se conhecer melhor, colocando o autoconhecimento como o guia para essa jornada. “Entender quem somos, do que gostamos ou não gostamos, medir nossas conquistas, entender o que estamos fazendo para nós mesmos, entre outras ações, nos trazem um exercício contínuo de aprendizado que ajuda a desbloquear algumas visões ou pontos que impedem a felicidade plena de se manifestar”, explica Daniella.

Essa busca deve ser diária e focar, principalmente, em ações que fortaleçam todas as áreas da vida, como reservar tempo para estar com filhos, dar atenção aos pais, ter momentos de dedicação à saúde, conseguir estar pleno no momento do trabalho, entre outras ações que irão construindo as bases da felicidade dentro do indivíduo. “Temos o costume de dizer que o sucesso e a felicidade se conquistam de segunda a sexta, onde devemos nos dedicar a construir a felicidade em todas as áreas da vida – sábado e domingo são dias extras, que vêm de bônus. Ou seja, foque em ser um bom pai, uma boa mãe diariamente, esforce-se mais no trabalho nos dias de semana, esteja com seus pais, irmãos e familiares sempre que possível, brinque com seus filhos, desenvolva o seu lado intelectual e emocional, busque se dedicar a ser feliz, trazendo para perto de você uma rotina de ações que promovem esse sentimento”, conta a coach.

10 passos para alcançar a felicidade

1 – Descubra-se

A felicidade é subjetiva, cada um sabe aquilo que lhe faz feliz, portanto, busque se conhecer profundamente, usando como referência as 11 áreas da vida: emocional, espiritual, relação com parentes, relação conjugal, relacionamento com os filhos, relações sociais, saúde, intelectual, servir ao próximo, financeira e profissional. Nesse processo evite a influência externa, de terceiros ou da sociedade, pois não importa o que ou outros pensam e sim o que você quer.

2 – Desfrute do presente

Viver o presente é um dos grandes desafios da sociedade moderna. Estamos sempre pensando no que passou ou no que está por vir, algo que nos gera sentimentos confusos e ansiedade. Busque manter a mente e os pensamentos naquilo que se está fazendo, conecte-se ao ambiente, observe, ouça, sinta o que está a sua volta e desfrute ao máximo estar simplesmente vivo, no momento presente.

3 – Seja resiliente e cuide de questões práticas com responsabilidade

Por ser ligada aos sentimentos, a felicidade também tem relação com a realização consciente das questões práticas do dia a dia, que, caso não sejam realizadas da forma correta, podem comprometer o nosso estado de espírito. Para isso, procure manter as finanças, a casa, o trabalho e questões pessoais organizadas e em dia. Além disso, busque ser resiliente aos infortúnios da vida, focando sempre na melhoria, mesmo em momentos de maior dificuldade ou adversidade.

4 – Agradeça sempre

O sentimento de felicidade está muito conectado ao da gratidão. Quando exercitamos a gratidão desenvolvemos a capacidade de olhar o “lado cheio do copo”. Uma forma de se conectar com esse sentimento é por meio de orações e reflexões diárias sobre tudo aquilo que se é grato. Também é possível manter um diário de agradecimentos, onde a pessoa pode escrever diariamente pelo menos três motivos pelos quais é grato(a). Aqui o importante é focar nas pequenas coisas do dia a dia, como ter comida na mesa, uma cama quentinha para dormir, família, amigos, entre outras questões.

5 – Crie metas

O desejo de que é possível realizar coisas que fazem sentido para você é um ótimo motor para a felicidade. Para isso crie uma lista com metas de coisas que deseja realizar como uma viagem, aprender um novo idioma, aprender uma receita gostosa, estudar, etc, e coloque num lugar visível. Ao concluir cada ítem, faça uma marcação e reconheça o seu esforço para finalizar aquela tarefa.

6 – Não economize elogios sinceros às pessoas

Ao elogiar alguém cria-se um laço afetivo poderoso com o outro, além de proporcionar o bem. Essa sensação certamente será compartilhada. Importante porém, que o elogio seja sincero e sem esperar nada em troca.

7 – Faça o bem e esteja disposto a ajudar

Fazer o bem a alguém é um gesto que gera reciprocidade, pois faz bem para quem doa e para quem recebe. Você pode fazer ações de doações e voluntariado para se conectar com essa sensação. É muito gratificante saber que o seu gesto fez a diferença na vida de alguém. Além disso, ao ajudar você motiva que o outro também ajude, formando uma corrente do bem.

8 – Dê sentido às coisas materiais

Querer adquirir bens e melhorar de vida não é errado, porém é importante ter consciência de que nada disso vai trazer a sensação de felicidade plena, pois são conquistas materiais e a felicidade não está baseada nisso, pois o material se vai com o tempo. Por isso, é importante entender que as coisas materiais devem servir a você e não o contrário. Para isso foque em oferecer uma relação afetiva para os bens que quer conquistar na sua vida, como, por exemplo, ao invés de pensar que quer comprar um carro novo para ganhar status, busque relacionar esse bem à praticidade no dia a dia ou ao conforto que você ou a sua família precisa.

9 – Mantenha o seu ciclo social ativo

Nós somos seres sociais, que precisam da interação uns com os outros para sermos felizes, sendo assim cultive relacionamentos sinceros com as pessoas que ama, se mostre aberto a ouvi-las, esteja presente em momentos de alegria e também nos de tristeza. Quanto mais estreitos forem os laços com as pessoas que você ama, mais forte será a sua base de apoio e de aprendizado.

10 – Cuide de si mesmo

O amor próprio é fundamental para gerar felicidade, para isso seja o seu melhor amigo, se observe, se acolha, se perdoe e dedique tanto amor a você mesmo quanto aos outros. Se conecte com o seu eu interior e busque sempre ter clareza sobre o que te faz feliz. Ouse acordar todos os dias de bom humor e decida ser feliz. Lembre-se que a felicidade está nas coisas simples da vida.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.