Dicas para fazer o melhor brigadeiro que você já comeu

Enrolado ou na colher, feito com chocolate branco ou preto, o brigadeiro faz sucesso entre os brasileiros e para quem visita o Brasil. Afinal, quem o experimenta, se apaixona pela textura e pela sua particularidade, e claro, sempre fica um gosto de quero mais. Mas, na hora de se aventurar na cozinha de casa, como deixar o doce ainda mais saboroso sem errar a receita?  

A Mococa, que ama compartilhar receitas e sugestões, separou algumas dicas que vão te ajudar a fazer o brigadeiro perfeito tradicional ou de outros sabores, sem deixá-los queimar ou passar do ponto. Confira e já anote as dicas! 

1. Escolha uma panela com atenção  

Você sabia que a panela pode afetar o resultado do brigadeiro? Prefira usar uma panela inox de fundo triplo ou uma de alumínio de fundo grosso. Dessa forma, o calor é distribuído por igual.

2. Cuidado com a temperatura

O brigadeiro sempre deve ser feito em fogo médio para baixo. O brigadeiro vai fazer apenas borbulhas. Cuidado com os espirros que podem acontecer no momento de fervura. 

3. Mexa sempre o brigadeiro

Para evitar que o brigadeiro queime, não se esqueça de ter cuidado com as laterais e o fundo da panela. Mexa sempre! Uma opção é usar uma espátula de silicone que vai envolver todo o líquido, evitando que algumas partes fiquem grudadas na panela.   

4. O ponto ideal

O brigadeiro demora cerca de 10 a 12 minutos para ficar pronto. Você vai notar que o doce vai desgrudar do fundo da panela. Esse é o ponto ideal! Após isso, tire do fogo e deixe descansando. 

Para comemorar o Dia Nacional do Brigadeiro, celebrado no dia 10 de setembro, a Mococa separou também algumas receitas tradicionais e diferentes para você inovar o cardápio. Confira:

Brigadeiro de Colher de Avelã

(Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos)

Ingredientes

  • 1 caixinha de Leite Condensado Mococa
  • 1 caixinha de Creme de Leite Mococa
  • 1 colher (sopa) de Manteiga Mococa
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 150 g de creme de avelã
  • 100 g de avelã picada para decorar

Preparo

Em uma panela coloque o Leite Condensado Mococa, o Creme de Leite Mococa, a Manteiga Mococa e o cacau em pó, deixe ferver, mexendo sempre por 5 minutos. Desligue o fogo e misture o creme de avelã, coloque em copinhos e decore com a avelã picada.

Brigadeiro Cremoso de Castanha do Pará 

(Tempo de preparo: 30 minutos)

Ingredientes

  • 1 caixinha de Leite Condensado Mococa
  • 1 xícara (chá) de leite integral
  • 80 gramas de castanha do pará processada ou picada
  • 50 gramas de chocolate branco picado

Preparo

Em uma panela, leve ao fogo o Leite Condensado Mococa e o leite, mexendo sempre por 15 minutos. Acrescente a castanha, o chocolate e mexa até dissolver bem. Coloque em copinhos individuais e decore a gosto.

Brigadeiro Recheado 

(Tempo de preparo: 30 minutos)

Ingredientes

  • 3 caixinhas de Leite Condensado Mococa
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 3 colheres (café) de Manteiga Mococa
  • 1 caixa de morangos frescos
  • Chocolate granulado

Preparo

Brigadeiro Branco

Abra 1 das caixinhas de Leite Condensado Mococa, despeje na panela, coloque 1 colher de Manteiga Mococa e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar. Despeje em uma vasilha e leve ao freezer por aproximadamente 2 horas.

Brigadeiro Tradicional

Abra as outras 2 caixas de Leite Condensado Mococa restantes e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó e o restante da Manteiga Mococa. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar. Em outra vasilha, despeje o brigadeiro e leve para gelar no freezer por 2 horas.

Montagem

Para enrolar, as mãos devem estar molhadas. Lave os morangos e retire as folhinhas. Embrulhe o morango no brigadeiro branco e em seguida no brigadeiro tradicional. Passe no granulado e coloque em forminhas. 

Quer aprender mais receitas? Acesse o portal da Mococa e fique por dentro de diversas opções culinárias.