Dicas para renovar a decoração em um imóvel alugado

Mudar de casa ou apartamento é sempre uma fase de entusiasmo, afinal, é um novo espaço para chamar de lar. No entanto, quando o imóvel é alugado muitos inquilinos acabam desanimando de grandes renovações, afinal, nem sempre é possível fazer obras em casas e apartamentos locados.

Foto: Pexels/ Jean van der Meulen

Derrubar ou construir paredes, trocar pisos e azulejos, instalar prateleiras e alterar o modelo das portas e janelas são alguns exemplos de intervenções que, na maioria das vezes, não podem ser feitas em imóveis alugados. 

Entretanto, engana-se quem pensa que essas proibições são empecilhos para transformar um ambiente. Com truques simples e práticos, dá para deixar qualquer imóvel com a cara do morador.

Use e abuse de papéis de parede

Um dos grandes aliados dos inquilinos é o papel de parede. O revestimento é fácil de ser aplicado e removido, facilitando na hora de sair do local alugado. Atualmente é possível encontrar itens em diferentes estilos e estampas, o que torna possível inseri-los em vários ambientes. 

É o caso do papel de parede floral. Essa estampa pode ter diferentes variações: das mais delicadas às mais modernas. Dependendo da escolha, é possível personalizar o quarto infantil com uma temática romântica ou, ainda, trazer mais cor para uma sala ou escritório com folhagens maiores.

O mais interessante é que eles podem ser utilizados de diferentes formas além do modo convencional, como para revestir portas, mesas, cadeiras, prateleiras e armários. 

É possível, por exemplo, optar por um papel de parede madeira para tornar uma sala simples em um cômodo mais aconchegante e sofisticado ou transformar uma mesa de mármore, usando a estampa amadeirada. 

Quadros e objetos decorativos são aliados

Os quadros e objetos decorativos também são boas opções para renovar o imóvel. Assim como os papéis de parede, eles costumam apresentar uma ampla diversidade que, dependendo da escolha, pode trazer uma atmosfera diferente para o ambiente. 

É possível aliar essa dica com a anterior, mas é preciso ter cautela para não criar um cômodo com muita informação e fora da temática escolhida. Ao optar por quadros e objetos mais coloridos, por exemplo, pode ser uma boa ideia escolher um papel de parede tijolinho em tons claros. Dessa forma o ambiente fica moderno e com a personalidade do morador. 

No caso dos quadros, é importante verificar com o proprietário se é permitido furar a parede. Caso não seja possível, a dica é utilizar fitas autocolante ou dispor os itens em outros locais da casa, como em cima de móveis ou até mesmo no chão. 

Os espelhos também são grandes aliados nesse processo de decoração. Atualmente, existem modelos com molduras e formatos diferentes que podem ser utilizados em banheiros, salas, escritórios e quartos. 

Invista em cortinas 

Cortinas não são itens apenas para oferecer privacidade e proteger da luz solar. Essas peças também são decorativas, podem transformar um ambiente e até mesmo esconder itens indesejados. 

No caso de janelas que não agradam os moradores, as cortinas podem ser grandes aliadas. As peças podem cobrir o espaço e ainda dar um charme no cômodo. 

É possível encontrar modelos de cortinas diferenciados. Alguns contam com blecaute e protegem o ambiente de qualquer raio de luz que venha de fora; outros possuem um tecido fino e decoram o ambiente, sem comprometer a luminosidade. 

A cor e a estampa das cortinas podem ser trocadas quando o morador sentir necessidade. Em datas comemorativas, por exemplo, é possível optar por modelos diferentes para criar uma atmosfera mais imersiva. 

Escolha bons tapetes 

Os tapetes também podem ser usados para renovar uma casa ou apartamento alugado. O interessante é que esse item cai bem em qualquer ambiente, sendo assim, é possível dar mais personalidade a banheiro, cozinha, quarto, sala e escritório. 

Além disso, os tapetes também podem ajudar a esconder partes do chão ou do piso que causem incômodo. Arranhões, por exemplo, podem ser facilmente camuflados com esses objetos. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.