Confira cuidados para prevenir doenças respiratórias no inverno

Com as temperaturas mais baixas é comum que as pessoas fiquem aglomeradas, o que aumenta a chance de proliferação de vírus respiratórios e o surgimento de doenças

Com a chegada do inverno, queda na umidade do ar e aumento do vento, há um aumento nos casos de doenças respiratórias, como gripe, resfriados e sinusites, devido à maior circulação de vírus no ar. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a saúde e evitar o surgimento de infecções nas vias respiratórias.

doenças respiratorias inverno
Foto: Envato

Durante o outono e o inverno, ou seja, nas estações mais frias do ano, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em ambientes com menos circulação de ar, o que favorece a transmissão de doenças.

“É difícil aferir o número de pessoas acometidas por essas doenças durante o inverno, porém é possível observar um aumento de cerca de 30% nos atendimentos de emergência por causas respiratórias”, explica o pneumologista do Hospital Santa Cruz/Rede D’Or de Curitiba, Rafael Klas.

Sintomas das doenças respiratórias

Os principais sintomas dessas doenças respiratórias são tosse, dificuldade respiratória, coriza e congestão nasal. Para prevenir o aparecimento dessas doenças, é importante praticar a higiene correta das mãos, usar máscaras em caso de sintomas respiratórios e manter os ambientes arejados.

Além disso, é essencial manter o esquema vacinal em dia. “A vacinação é uma importante medida de prevenção, pois diminui a quantidade de vírus circulantes, reduz a transmissão e ajuda a prevenir formas mais graves”, explica o pneumologista.

Tratamento de doenças respiratórias

O tratamento de doenças respiratórias é individualizado de acordo com cada caso, mas, em linhas gerais, recomenda-se o uso de medicações sintomáticas, como lavagem nasal, antitérmicos e antialérgicos.

Portanto, não tratar adequadamente uma doença respiratória pode fazer com que o quadro do paciente evolua e se torne mais grave, além de resultar na resistência dos sintomas por mais tempo e piora da qualidade de vida.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.