Empresas que garantem o bem-estar dos colaboradores têm destaque no mercado

Empresas que buscam alternativas para garantir o bem-estar de seus colaboradores, têm um grande diferencial no mercado, é o que aponta o estudo realizado pela auditoria PwC, em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia, que mostrou que trabalhadores felizes são 31% mais produtivos e 37% mais criativos. Já o levantamento feito pela empresa de tecnologia Levee, estimou que as 500 maiores companhias do Brasil, deixam de ganhar cerca de R$230 milhões por ano  por improdutividade. 

Para o diretor operacional (COO) do aplicativo Bnyou, Fábio Rigoni, as empresas têm muito a ganhar ao investirem em soluções criativas que garantam o bem-estar dos seus funcionários, como sessões de massagens e cuidados especiais. “Um ambiente de trabalho saudável aumenta a capacidade produtiva da empresa, pois um funcionário feliz trabalha com mais engajamento e criatividade, o que oferece ainda mais benefícios para a lucratividade da empresa”, afirma.

Empresas que investem no bem-estar são aquelas que direcionam recursos para atender as necessidades de seus colaboradores, sendo assim o primeiro passo é entender o que realmente eles precisam, traçando quais são as manifestações mais recorrentes dentro do ambiente corporativo. “Importante as empresas mapearem suas próprias soluções, mas em linhas gerais a redução do estresse, o aumento dos níveis de felicidade, criatividade, satisfação e conexão dos times, devem ser prioridades. Para fortalecer esses pontos, uma ótima solução é a criação do dia do colaborador, que pode, por exemplo, ser um dia na semana ou no mês em que a empresa oferece momentos de bem-estar, como sessões de quick massage, manicure e corte de cabelo. Ações simples e impactantes que vão fortalecer a conexão entre empresa e colaborador, além de garantir o bem-estar e a saúde de todos”, explica o diretor.

Rigone aponta algumas dicas de como gerar mais saúde e bem-estar na rotina das empresas: 

– Promover benefícios voltados para a saúde como planos de atendimento e ações diretas como dias de quick massage, manicure e cabelo

– Buscar a conexão empresa-funcionário ouvindo as necessidades dos funcionários e dedicando verba para o bem-estar

– Oferecer a possibilidade de horários flexíveis

– Investir em momentos de descontração

– Promoção de um ambiente acolhedor