Especialista ensina três passos para eliminar os pensamentos negativos

Ao contrário do que se imagina, ter pensamentos negativos em algum momento é comum. No entanto, tal comportamento não pode interferir no dia a dia. Esse tipo de situação, geralmente, está relacionada a preocupações, medos ou memórias que não permitem a concentração em outras atividades.

Foto: Pexels/ Nathan Cowley

De acordo com William Sanches, terapeuta, escritor e especialista em comportamento humano, existem alguns passos simples que podem ser trabalhados para minimizar os pensamentos negativos, sendo que o primeiro deles é se afastar de pessoas negativas. “A negatividade acaba sendo passada de um para o outro, talvez até de maneira inconsciente. Afinal, elas estão sempre comentando sobre situações infelizes ou observando apenas o que acontece de ruim no mundo, e podem fazer com que passemos a enxergar o universo dessa mesma maneira”, aponta.

Sempre que reafirmamos que algo ruim acontece, William explica que assumimos essa mesma energia, porque passamos a direcionar o foco apenas nas coisas que não deram certo ou que trazem infelicidade.

Para afastar os pensamentos negativos, o especialista recomenda relembrar e listar todas as coisas que deram certo. “Embora haja pessoas que só enxergam o que não deu certo para elas, esquecendo sobretudo o que já se realizou em suas vidas, buscar as coisas que geraram bons frutos é uma maneira de mantermos a mente com o foco e pensamentos positivos”, indica. “Ninguém deseja desenvolver uma crença de que tudo falha em nossas vidas”, completa.

Sanches explica que quando isso acontece, os sonhos perdem força, sendo que isso é uma parte importante de cada ser humano. “São os planos e desejos que dão força e motivam as pessoas a continuar lutando. Trata-se de algo insubstituível que não podemos perder de maneira alguma”, pontua.

O terapeuta afirma ser essencial pensar sempre em felicidade. Quando se está entediado, os pensamentos negativos invadem a mente e estragam o dia, por isso é fundamental manter-se ocupado com trabalhos, projetos ou permitir-se sonhar acordado. “Tudo isso ajuda a manter a negatividade longe e atrair coisas positivas. Uma mente feliz irá criar prosperidade em todos os lugares, uma vez que apenas transmitimos ao universo o que temos e o que somos”, revela o terapeuta.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.