Exercícios físicos sem orientação profissional podem causar lesões corporais

Para o início da prática de exercícios físicos é importante que o corpo seja `’realinhado” à medida que a rotina de exercícios é iniciada ou retomada. A pandemia da COVID-19 trouxe uma nova realidade: as pessoas começaram a se exercitar em casa, sem as devidas orientações.

Imagem: Reprodução/Assessoria de imprensa

“É comum que a prática de qualquer modalidade de exercício traga lesões e dores, mesmo que se tomem precauções e não se cometam excessos, pois o corpo está em constante adaptação”, afirma o terapeuta da Higia Clinic, Joetsu Narita.

No consultório, Narita registrou aumento de 50% nos atendimentos de pacientes com lesões corporais, relacionadas à prática de exercícios físicos. O terapeuta realiza o seitai, técnica japonesa criada para tratar problemas ósseos e musculares. “O seitai busca tratar não apenas a “dor ou a lesão” depois que ela ocorre ou está consolidada, mas pode e deve ser usado de forma preventiva, pois beneficia toda a estrutura óssea, nervosa e muscular”, explica.

É inevitável que lesões e dores ocorram na prática de exercícios físicos e podem ser causadas por desnivelamento na coluna, bacia e outros ossos causando compressão, e consequentemente oxidação e inflamações nos tecidos e tendões. “A terapia seitai reúne técnicas manuais e acupuntura para equilibrar a estrutura óssea, músculos, tendões e ligamentos do paciente para que a circulação sanguínea e a comunicação neural dos órgãos fluam de maneira saudável e correta, tornando a prática de exercícios mais segura e prazerosa”, completa.

Ele afirma que antes de iniciar uma atividade física, é preciso fazer uma avaliação geral da saúde, e procurar um profissional que faça uma avaliação física para a prática, independente da modalidade. “A técnica também é utilizada no tratamento de dores crônicas, tendinites, bursites, artrite reumatóide, dores no ciático, constipação, ansiedade, stress, compulsões, fibromialgia, depressão, dentre outras”, finaliza.

Informações da assessoria de imprensa

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.