Por que inscrever meu filho em uma colônia de férias?

O período de férias é a época do ano que as crianças mais esperam. Já para os responsáveis, algumas vezes, esse momento é razão de preocupação, uma vez que nem sempre os pais podem tirar férias junto com os filhos. Chega então a hora de buscar alternativas e surge a dúvida: por que não colocar a criança em uma colônia de férias?

Segundo Glaucia Sobral, coordenadora dos segmentos Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil do Elite Rede de Ensino, a colônia de férias é uma ótima opção para os responsáveis que precisam trabalhar e, em paralelo, querem proporcionar momentos de diversão e crescimento aos pequenos.

“As colônias podem ser uma excelente alternativa às crianças, pois contemplam o incentivo de atividades físicas por meio do esporte em grupo, trabalham a socialização, o refinamento de habilidades criativas e estimulam hábitos saudáveis também na alimentação e na higiene. Recheada de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, teatro, artesanato, cozinha experimental, filmes e muita aprendizagem, o que não falta em uma colônia são oportunidades no estímulo do raciocínio lógico e das habilidades artísticas. Sem contar as novas amizades e as interações sociais”, destaca Glaucia.

O ideal é que a colônia de férias tenha horários diferenciados a fim de se adequar às famílias, sem perder a organização. Por isso, é importante buscar opções que atendam em horário integral. As mais indicadas são aquelas que iniciam às 8h e têm encerramento às 18h.

Glaucia elencou algumas dicas para os pais que estão escolhendo uma colônia de férias:

  • É importante que os responsáveis busquem referências – pesquise e veja os comentários em redes sociais, converse com outros pais e peça indicações. Também vale a pena consultar a escola, pois como parte do ambiente educativo, eles podem ter recomendações;
  • Visite o local! Confira se há boas condições de higiene, se possui bastante espaço para a criança brincar e quais opções de lazer são oferecidas;
  • Além do conforto do lugar, é primordial verificar as questões de segurança;
  • A estrutura oferece enfermaria ou assistência médica caso a criança se machuque nas atividades ou passe mal por algum motivo?;
  • Procure apurar sobre a programação oferecida. Veja se as atividades são compatíveis com a idade e os gostos do seu filho;

Em uma colônia de férias confiável, todas as atividades são supervisionadas por monitores bem capacitados. Então, os responsáveis podem ficar tranquilos quando deixam os filhos em um ambiente assim.

As unidades Elite Curitiba Novo Mundo, Elite São José dos Pinhais – Ambiental, Elite São José dos Pinhais – Centro e Elite Ponta Grossa possuem colônia de férias com cineminha, jardinagem, dia de bike, teatro, piscina e oficinas.

É importante reforçar que a colônia não substitui a atenção da família, tão necessária para o desenvolvimento afetivo saudável. Portanto, ainda que a colônia de férias seja a melhor opção, reservar o fim do dia ou, ao menos, um final de semana para passar um tempo com o seu filho é essencial.

Depois de curtir as férias intensamente, brincando, gastando energia, fazendo amigos e aprendendo coisas novas, com certeza, o seu pequeno voltará à escola com o fôlego renovado, uma boa autoestima e com mais confiança e concentração, além de ter muita novidade para contar aos colegas de turma.