Fortalecidas na pandemia, práticas artesanais tornam-se tendência entre jovens brasileiros

Lançada em 2020 durante a pandemia, marca brasileira catarinense Made By You, especialista em fios e kits para criação individual de peças em crochê e tricô, vira moda entre os jovens de todas as idades, disseminando a prática manual para a nova geração incentivando o “faça você mesmo”. Com ganhos cognitivos significativos, a cultura artesanal alia ganho intelectual, manual e social. Conheça a prática que vem atraindo a cada dia novos adeptos e entenda porque os kits de tricô e crochê estão se transformando na febre entre os jovens de diferentes perfis, gêneros e regiões do Brasil.

Foto: Divulgação

O resgate de práticas manuais entrou em alta desde que o isolamento pela pandemia da Covid-19 obrigou grande parte da população a ficar em casa e não foi diferente entre os jovens. Cada vez mais percebe-se a tendência da revisita ao passado – deixando um pouco a tecnologia e calls constantes de lado – ingressando em práticas de fazer manual. As artesanãs têm resultados expressivos em relação a saúde mental no âmbito da cognição, é o estar no momento presente com foco na prática. Há também pessoas que encaram o tricotar como uma transgressão contra o consumismo desenfreado, o que lembra o movimento DIY – do it yourself.

A Made By You, situada em Blumenau – Santa Catarina, veio para desmistificar e disseminar as práticas manuais com intuito de atrair especialmente as novas gerações. Os kits artesanais descomplicados, criados pela marca catarinense, ensinam e dão o material necessário para o cliente fazer a própria peça escolhida na hora da compra. É possível, por exemplo, encomendar um kit com fios e aviamentos para fazer o seu próprio biquini de crochê, bolsas, amigurumis infantis (brinquedos em crochê), mantas, tapetes, almofadas, roupas, o leque de opções é grande e conta com a consultoria de especialistas e designers dos diferentes seguimentos. A ideia da empresa é tornar atrativo e acessível o fazer manual.

“Tivemos muitos retornos positivos durante a pandemia e quarentena de novos adeptos e clientes que relataram que o início da prática manual de alguma forma positiva transformou suas vidas.” conta Luana Geiss, diretora criativa da Made By You, sobre a prática e feedback que recebeu do fazer manual durante a pandemia.

Além de cool e descomplicado, os kits da Made By You contam com peças que são atemporais e ao mesmo tempo estão no hype: Os tricôs e crochês. Cada vez mais presentes nas passarelas e dominando o ano de 2022, sendo versáteis tanto nas altas temperaturas quanto nas mais baixas, os looks que contam com peças como bucket hats, bolsas e croppeds hand-made completam qualquer look e são sucesso entre os jovens – de todos os gêneros, as técnicas tem conquistado tanto o público feminino quanto masculino.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.