Tendência healthy living aposta em banheiros SPA com foco no autocuidado

Indo além de suas funcionalidades, banheiros convertem-se em verdadeiros espaços terapêuticos, conferindo tecnologia e elegância

Entre as principais tendências previstas para as próximas temporadas, o conceito healthy living representa um movimento global que visa não somente questões estéticas, mas ao bem-estar mental e à saúde física. A tendência que prioriza hábitos saudáveis já deixou de ser um mercado de nicho e se tornou um padrão de vida das pessoas, inclusive no mercado imobiliário. Espaços e cômodos residenciais capazes de revigorar corpo e mente e inspirar o autocuidado tornaram-se ainda mais presentes e, dentre eles, o banheiro conquistou protagonismo.

Empreendimento Epic, em Curitiba | Divulgação

Banheiros com ar zen, aspecto harmonizado e integrado com a natureza já são tendência na decoração e o espaço não passa despercebido, conquistando novo significado na vida das pessoas de bem-estar e renovação. Além do décor que reúne conforto, funcionalidade e elegância, a tecnologia é uma aliada no momento do planejamento e execução do espaço. Hoje, os banheiros possuem inovações com funcionalidades futurísticas inimagináveis há poucos anos, como: modelos de banheiras, cromoterapia, hidromassagens verticais, lixeiras com sensor, assistentes virtuais controlados por voz, termostatos controlados por aplicativos, pisos e acessórios aquecidos e ampla gama de objetos smart, que vão do espelho, vaso sanitário até o ralo. Fato é que a maneira como interagimos com o ambiente, cada vez mais futurista e automatizado, já chegou aos espaços íntimos e pessoais como os banheiros.

O mercado mundial de dispositivos domésticos inteligentes cresceu cerca de 12% em 2021 em comparação com 2020, com remessas de mais de 895 milhões de dispositivos, de acordo com o relatório Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker da IDC. Ainda, uma pesquisa da Fortune Business Insights revelou que o mercado de automação residencial tem previsão de crescer dos atuais US$ 72,30 bilhões estimados para 2021 para US$ 163,24 bilhões até 2028.

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Lorena Santos, elenca as principais novidades, lançamentos e dicas para atualizar o banheiro para o futuro, priorizando conforto, funcionalidade e elegância.

Chuveiros smart

A hora do banho será mais inteligente. Dentre as principais inovações, estão os chuveiros conectados com comandos de voz, como exemplo da empresa Kholer, que lançou seu modelo com sistema Bluetooth e conectado com a Alexa, na feira CES 2020. A inovação do momento são chuveiros e banheiras mais conscientes, de modo que economizem água ou que aliviam o estresse através da cromoterapia.

“Existem produtos hoje que promovem a recirculação, purificação e reaquecimento da água, proporcionando mais economia de energia e água. Outra novidade fantástica é o chuveiro com recursos de ativação por voz que grava predefinições de temperatura, pressão da água e pode até ser acionado a distância”, explica Lorena. E, para quem gosta de assistir TV enquanto toma banho, já existem eletrônicos à prova d’água para o cômodo.

Chuveiros com hidromassagem vertical também são uma realidade. Com diversas saídas de água, o item é ideal para espaços menores, substituindo o chuveiro convencional e promovendo uma hidromassagem com os jatos d’água”, complementa.

‘Espelho, espelho meu’

Futuristas e automatizados, os espelhos inteligentes são enormes telas touch screen com diversas funcionalidades. Representando um verdadeiro hub digital, é possível ler notícias, checar a previsão do tempo, verificar e-mails, tocar músicas e muito mais. “Existem modelos capazes de monitorar a saúde da pessoa”, conta a arquiteta.

As versões mais “simples” já possuem configurações de iluminação para auxiliar na maquiagem e tecnologias “desembaçantes”. “Foi-se o tempo que o morador, ao sair do banheiro, precisava enxugar o espelho ou aguardá-lo desembaçar para utilizá-lo. Os novos modelos são mais práticos, modernos, e eficazes”, explica a arquiteta.

Banheiras e ofurôs

Sinônimo de relaxamento profundo, as banheiras possuem diversos tamanhos e funcionalidades. Além de relaxar, como demanda o healthy living, o item é um elemento de destaque na decoração, transformando automaticamente o banheiro em um SPA privativo.

“As banheiras freestanding, também conhecidas como banheira “soltas”, são excelentes alternativas, já que não precisam estar ligadas a uma rede hidráulica. A vantagem desse modelo é que não é preciso mão de obra para acabamentos e instalações específicas”, esclarece Lorena.

Torneiras inteligentes

As torneiras com sensor possuem um sistema de abertura e fechamento automáticos, ajudando a economizar água e eliminando a necessidade de tocar o dispositivo com as mãos sujas, molhadas ou ensaboadas. Já existem, hoje, alguns modelos que possuem tratamento com ozonoterapia para eliminar bactérias e maus odores.

Vaso sanitário tecnológico

Muito parecido com um bidê autônomo, os assentos sanitários inteligentes ganharam repercussão no mercado, pois lançam jatos de água para limpá-lo, além de disponibilizar diversas funções, como aquecimento, recurso de música e iluminação colorida. “A tecnologia possibilita assento aquecido, luz noturna, funções de limpeza automatizadas, modo de economia de energia, lavagem das partes íntimas e perfume ao ambiente”.

Ralo click

Os ralos do box também acompanham as inovações tecnológicas e apresentam funções embutidas que auxiliam na limpeza. Lorena lembra que os modelos convencionais que se mantém abertos permanentemente podem atrair insetos e espalhar odores desagradáveis. “Os novos modelos de ralos inteligentes permitem abrir e fechar o escoamento de água e seu funcionamento é diferente: basta pisar no ralo para que a passagem de água seja liberada. O modelo pode ser usado no box do chuveiro e fora dele”.

Pisos, gavetas e metais aquecidos

A tecnologia de aquecimento de pisos, metais e, até mesmo, gavetas, mantém a temperatura ideal para toalhas e itens pessoais. O sistema, que pode ser elétrico ou de dutos de água quente instalados sob o piso, não prejudica a decoração e manterá todo o cômodo aquecido de maneira uniforme. “O conjunto pode ser controlado por meio  de um termostato digital ou wi-fi e o usuário desfruta de conforto térmico na hora do relaxamento.”

Luminosidade e sonorização ambiente

O banheiro é o local mais íntimo da casa e é o espaço de atividades que demandam atenção especial, como: maquiagem, fazer a barba, cuidar da higiene pessoal e desacelerar da rotina. “O projeto luminotécnico do banheiro é importantíssimo. Hoje, temos à disposição lâmpadas inteligentes que são controladas pelo celular, comandos de voz ou assistente virtual e tem funcionalidades como desligar e ligar, ajuste de intensidade da luz e até alterar a cor da iluminação”, detalha a arquiteta. Já a automação da sonorização ambiente é o controle de caixas de som que permitem configurações especiais que promovem diversão e relaxamento.

A realidade é que os “smart toilets” serão capazes de monitorar e antecipar os desejos e as necessidades humanas, promovendo conforto, funcionalidade e melhor qualidade de vida.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.